Campus Vitória da Conquista Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Vitória da Conquista
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/895
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As Tics no Ensino de Química: Uma Revisão de Literatura
metadata.dc.creator: Meira, Ezequiel de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Ramal, Camila Timpani
metadata.dc.contributor.referee1: Ramal, Camila Timpani
metadata.dc.contributor.referee2: Vieira, Selma Rozane
metadata.dc.contributor.referee3: MoscKen, Bruna Fugueiredo Lopes
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho procurou discutir as contribuições do uso das Tics no Ensino de Química além de estimular os professores a fazer uso das tecnologias da informação (TICs) como recurso para facilitar o entendimento do comportamento da matéria. O estudo procurou identificar TICs mais acessíveis, para assim os docentes prepararem suas aulas de forma a integrar a todos. A pesquisa foi efetuada sempre através de revisão bibliográfica. A pesquisa mostrou que há diversos programas governamentais no Brasil com a finalidade de aproveitar melhor as tecnologias da informação no ambiente escolar. Foi analisado as diferenças aquisitivas da população de forma a identificar quais tecnologias tem o potencial de serem usadas nas escolas e ao mesmo tempo ser acessível para o maior número possível de pessoas. Durante a pesquisa foram selecionados alguns softwares para estudo, os quais são: o Phet Colorado, Tabela Periódica Educalabs, Tabela Periódica Ptable.com e a plataforma do LABIQ. Esses recursos têm bastante potencial para facilitar a divulgação dos conhecimentos químicos, como também desenvolver o interesse das pessoas em estudar química.
Resumo: This work sought to discuss the contributions of the use of ICTs in Chemistry Teaching, in addition to encouraging teachers to make use of information technologies (ICTs) as a resource to facilitate the understanding of the behavior of the subject. The study sought to identify more accessible ICTs, so that teachers could prepare their classes in order to integrate everyone. The research was always carried out through a bibliographic review. The research showed that there are several government programs in Brazil with the purpose of taking better advantage of information technologies in the school environment. The population's purchasing differences were analyzed in order to identify which technologies have the potential to be used in schools and at the same time be accessible to the greatest possible number of people. During the research, some software were selected for study, which are: Phet Colorado, Periodic Table Educalabs, Periodic Table Ptable.com and the LABIQ platform. These resources have a lot of potential to facilitate the dissemination of chemical knowledge, as well as to develop people's interest in studying chemistry
Palavras-chave: Tics
Ensino de Química
Tecnologias Digitais
Internet
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ensino Superior/Bacharelado
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/895
Data do documento: 27-Jul-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Vitória da Conquista

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Versao_Final_Ezequiel__1_.pdf2.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador