Campus Vitória da Conquista Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Vitória da Conquista
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/893
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Saulo Amaral-
dc.date.accessioned2025-09-26T13:20:50Z-
dc.date.available2023-12-14-
dc.date.available2025-09-26T13:20:50Z-
dc.date.issued2023-12-13-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/893-
dc.description.abstractThis Final Paper presents an innovative proposal in Chemistry teaching, with the use of an interactive short story as a pedagogical resource. The author, inspired by his personal and academic experiences, developed a short story that allows the reader to make decisions that influence the outcome of the story, which provides a playful and contextualized learning experience. The adopted research methodology is of qualitative nature, with an interpretative approach. There were many stages in the development process of the interactive short story, from the choice of theme and chemical concepts to be covered to the transformation of the short story into an interactive format, with the use of the Google Forms tool. The resulting short story, titled “Sou perito químico! E agora?” (I’m a chemical specialist! What now?), is an investigative mystery story, in which the reader takes the role of a chemical specialist that needs to solve an intoxication case. In addition to exploring concepts related to inorganic chemistry, acid-base balance and chemical reactions, the short story also deals with important social themes, such as racism, prejudice, and inclusion. The author concludes that the interactive short story is an effective pedagogical approach, capable of stimulating students’ creativity, raising their interest in Chemistry and contributing to the formation of critical and mindful citizens.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectGoogle Formspt_BR
dc.subjectAprendizagem Lúdicapt_BR
dc.subjectConto Interativopt_BR
dc.titleO ensino de ciências por meio de um jogo pedagógico: uma proposta de utilização de conto interativo como uma abordagem lúdica na aprendizagem de química por meio do Google Formspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2879896271851856pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Alessandro Santana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1294754057255169pt_BR
dc.contributor.referee1Santana, Alessandro Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1294754057255169pt_BR
dc.contributor.referee2Vilar, Rossana Borges Cavalcante-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1599197041736800pt_BR
dc.contributor.referee3Brito, Fernando de Azevedo Alves-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-0321-4162pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4135642428062326pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta uma proposta inovadora para o ensino de Química, utilizando um conto interativo como recurso pedagógico. O autor, inspirado por suas experiências pessoais e acadêmicas, desenvolveu um conto que permite ao leitor tomar decisões que influenciam o desfecho da história, proporcionando uma experiência de aprendizagem lúdica e contextualizada. A metodologia de pesquisa adotada é de natureza qualitativa, com uma abordagem interpretativa. O processo de desenvolvimento do conto interativo envolveu várias etapas, desde a definição do tema e dos conceitos químicos a serem abordados, até a transformação do conto em um formato interativo, utilizando a ferramenta Google Forms. O conto resultante, intitulado “Sou perito químico! E agora?”, envolve uma história de investigação e mistério, na qual o leitor assume o papel de um perito químico que precisa resolver um caso de intoxicação. Além de explorar conceitos de química inorgânica, equilíbrio ácido-base e reações químicas, o conto também aborda temas sociais importantes, como racismo, preconceito e inclusão. O autor conclui que o conto interativo é uma abordagem pedagógica eficaz, capaz de estimular a criatividade dos alunos, despertar seu interesse pela Química e contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ensino Superior/Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Vitória da Conquista

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Saulo____TCC___versao_corrigida_com_ficha_catalografica.pdf838.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador