Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/880
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O uso do jogo dos discos para a compreensão prática dos conceitos de probabilidade nos anos finais do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | The use of the disc game for the practical understanding of probability concepts in the final years of elementary education |
metadata.dc.creator: | Ferreira Lima, Nair |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Rocha de Oliveira, Igor Cássio |
metadata.dc.description.resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar as contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de probabilidade e estatística, por meio da utilização de jogos de tabuleiro como recurso metodológico, com ênfase no Jogo dos Discos. A proposta buscou promover uma abordagem prática e contextualizada dos conceitos probabilísticos, relacionando-os a situações cotidianas. A pesquisa, de natureza qualitativa, fundamentou-se em análises bibliográficas e na coleta de dados empíricos obtidos durante aulas práticas, nas quais os alunos participaram ativamente da confecção dos materiais e da aplicação do jogo em grupo. Os resultados evidenciaram que a utilização de jogos didáticos favorece a construção significativa do conhecimento, estimula o engajamento dos estudantes e contribui para a compreensão concreta e aplicada dos conteúdos matemáticos. |
Resumo: | This study aimed to analyze the contributions to the teaching and learning process of probability and statistics through the use of board games as a methodological resource, with an emphasis on the Disc Game. The proposal sought to promote a practical and contextualized approach to probabilistic concepts, relating them to everyday situations. The qualitative research was based on bibliographical analysis and the collection of empirical data obtained during practical classes, in which students actively participated in the preparation of materials and the application of the game in groups. The results showed that the use of educational games favors the meaningful construction of knowledge, stimulates student engagement, and contributes to the concrete and applied understanding of mathematical content. |
Palavras-chave: | Ensino de Matemática Probabilidade Jogos de Tabuleiro Barreiras, Bahia |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | IFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Ensino Superior/EAD |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/880 |
Data do documento: | 24-Jul-2025 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Barreiras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Nair Ferreira Lima.pdf | 756.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador