Campus Feira de Santana Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Feira de Santana
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/878
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHorta, Mariclei dos Santos-
dc.date.accessioned2025-09-18T15:27:14Z-
dc.date.available2025-09-18T15:27:14Z-
dc.date.issued2024-09-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/878-
dc.description.abstractThis article aims to analyze the impact of reading practices promoted by the Feira de Santana Literary and Cultural Festival (FLIFS) based on the experiences of students at the Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Feira de Santana, Bahia. As for the research typology, it is characterized as basic and qualitative. An electronic questionnaire was applied, adopted as a data collection instrument, and content analysis was used. The sample was made up of integrated high school students who had some participation in the Festival, whether as monitors or visitors. Data analysis showed which reading practices occurred during FLIFS, and how students felt more attracted to reading and literature after visiting the event. The reports also demonstrated the benefits that reading has in the students' perception, the importance of distributing book vouchers to purchase works, and contact with local writers and other literary genres. It is suggested from this research, the implementation of Information Literacy practices in schools as soon as possible, the development of joint work between teachers and librarians, in addition to more studies on book fairs and literary festivals and their role in developing a taste for reading, as well as the presence of librarian people in these spaces.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectLetramento informacionalpt_BR
dc.subjectPráticas de leiturapt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectFestival Literário e Cultural de Feira de Santana, Bahia (FLIFS).pt_BR
dc.titlePráticas de leitura e letramento informacional no Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, Bahia (FLIFS)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0004-5042-4175pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9740856182941921pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Luciana Candida da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0729-3339pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0015703017828385pt_BR
dc.contributor.referee1Valério, Erinaldo Dias-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6553-3778pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8493209936697007pt_BR
dc.contributor.referee2Melo, Camila Alves de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6160-4797pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0344146024122432pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo analisar o impacto das práticas de leitura promovidas pelo Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS) a partir das experiências dos estudantes do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Feira de Santana, Bahia. Quanto à tipologia da pesquisa, ela se caracteriza como básica e qualitativa. Foi aplicado um questionário eletrônico, adotado como instrumento de coleta de dados, e foram utilizadas a análise de conteúdo. A amostra foi composta pelos estudantes do ensino médio integrado que tiveram alguma participação no Festival, seja como monitores ou visitantes. A análise dos dados apontou quais as práticas de leitura que ocorreram durante o FLIFS, como os estudantes se sentiram mais atraídos à leitura e à literatura após a visita ao evento. Os relatos também demonstraram os benefícios que a leitura tem na percepção dos estudantes, a importância da distribuição do vale-livro para aquisição de obras, e o contato com escritores locais e outros gêneros literários. Sugere-se a partir desta pesquisa, a implementação das práticas de Letramento Informacional nas escolas com brevidade, o desenvolvimento do trabalho conjunto entre professores e pessoas bibliotecárias, além de mais estudos sobre feiras de livros e festivais literárias e seu papel no desenvolvimento do gosta pela leitura, bem como a presença de pessoas bibliotecárias nestes espaçospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós Graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.subject.cnpqBiblioteconomiapt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Informaçãopt_BR
dc.relation.referencesABREU, M. Diferentes formas de ler. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 24., 2001, Campo Grande. Anais... Campo Grande: INTECOM, 2001. Disponível em: https://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/Marcia/marcia.htm. Acesso em: 28 out. 2022. AZEVEDO, K. R. de; OGÉCIME, M. O papel do bibliotecário como mediador da informação na busca pelo letramento informacional. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 18, 1-17, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8654473. Acesso em: 12 maio. 2024. BAHIA (Estado). Experiências das feiras literárias da Bahia são apresentadas durante evento, em Cuba. Notícias, Salvador: Governo do Estado, 2024. Disponível em: https://educadores.educacao.ba.gov.br/noticias/experiencias-das-feiras-literarias-dabahia-sao-apresentadas-durante-evento-em-cuba#:~:text=Feiras%20baianas%20%2 D%20Dentre%20as%20feiras,Real%3B%20Feira%20Liter%C3%A1ria%20e%20Cult ural. Acesso em: 6 maio 2024. BAHIA (Estado). Diretoria do livro e da leitura. Eventos literários. Salvador: Governo do Estado, Fundação Pedro Calmon, 2023. Disponível em: http://www.fpc.ba.gov.br/livro-e-leitura-incentivo-a-leitura-eventos-literarios/. Acesso em: 6 maio 2024. BATISTA, A. A. G.; GALVÃO, A. M. O. (Org.). Leitura: práticas, impressos, letramentos. Belo Horizonte: Autêntica: Ceale, 1999. BRASIL. Lei 12.244 de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm. Acesso em: 07 jan. 2025. CAMPELLO, B. Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. CASTRILLÓN, S. O direito de ler e escrever. São Paulo: Pulo do gato, 2011. DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016. Acesso em: 12 maio 2024. FERNANDES, L. Bahia tem cerca de 30 festas literárias em um ano. Jornal Correio, Salvador, 9 nov. 2019. Disponível em: https://www.correio24horas.com.br/correio24horas/entretenimento/bahia-tem-cerca-d e-30-festas-literarias-em-um-ano-1119. Acesso em: 6 maio 2024. FESTIVAL LITERÁRIO E CULTURAL DE FEIRA DE SANTANA (FLIFS). Edições anteriores. Feira de Santana, 2019. Disponível em: https://flifsoficial.uefs.br/#edicoes. Acesso em: 6 maio 2024. FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 32.ed.São Paulo: Cortez, 1996. FONTELLES, M. J.; SIMÕES, M. G.; FARIAS, S. H.; FONTELLES, R. G.S.Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. [S.l.]: Cercomp, 2008. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/365/o/METODOLOGIA_DA_PESQUISA_CIENT %C3%8DFICA__DIRETRIZES_PARA_A_ELABORA%C3%87%C3%83O_DE_UM_P ROTOCOLO_DE_PESQUISA.pdf Acesso em: 4 ago. 2024 FIOCRUZ. Metodologia da pesquisa científica. Rio de Janeiro, [20--]. Disponível em: https://mooc.campusvirtual.fiocruz.br/rea/metodologia-pesquisa-cientifica/aula2.html Acesso em: 04 ago. 2024 GALLIAN, D. A literatura como remédio: os clássicos e a saúde da alma. São Paulo: Martin Claret, 2017. GASQUE, K. C. G. D. Letramento Informacional. Brasília, 2012b. 1 vídeo (10 min.) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bG5pB7h5sy0 Acesso em: 6 maio 2024. GASQUE, K. C. G. D. Letramento Informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília, 2012a. Disponível em: http://www.rlbea.unb.br/jspui/bitstream/10482/13025/1/LIVRO_Letramento_Informacional.pdf. Acesso em: 6 maio 2024. GASQUE, K. C. G. D. Manual do letramento informacional: saber buscar e usar a informação. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília, 2020. GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008. HORELLOU-LAFARGE, C.; SEGRÉ, M. Sociologia da leitura. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2010. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidade: Brasil / Bahia / Feira de Santana: panorama: população. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/feira-de-santana/historico. Acesso em: 17 set. 2023. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA). Institucional. Salvador, [202-]. Disponível em: https://portal.ifba.edu.br/acessoainformacao/institucional. Acesso em: 17 set. 2023. INSTITUTO DO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO E CULTURAL DA BAHIA (IPAC). Território de identidade: 19 Portal do Sertão. Salvador: IPAC, 2011. Disponível em: http://patrimonio.ipac.ba.gov.br/territorio/portal-do-sertao/. Acesso em: 17 set. 2023. LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1982. LIMA, E. C. M. M.; FALCÃO, R. F. Feira do Livro: uma ação interinstitucional a favor da formação da comunidade leitora. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCADORES DO NORTE E NORDESTE, 19., 2009, João Pessoa, 2009. LIMA, E. C. M. M.; NOBRE, G. S. O.; FALCÃO, R. F. Feira do livro: uma ação interinstitucional a favor da formação da comunidade leitora, [2010] (Manuscrito). MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico.7.ed. São Paulo: Atlas, 2015. PACHECO, V. Há futuro para a leitura no Brasil? Em meio ao aumento do uso de internet e das redes sociais, os livros perderam a atratividade entre os brasileiros. Mas o futuro pode estar nas bibliotecas comunitárias. Sextante, Porto Alegre, n. 27, 2021. Disponível em: https://www.ufrgs.br/sextante/ha-futuro-para-a-leitura-no-brasil/. Acesso em: 09 jun. 2024. PAULO, J. Bahia internacionaliza feiras e festas literárias na África. Bahia econômica, [Salvador], 25 jul. 2023. Disponível em: https://bahiaeconomica.com.br/wp/2023/07/25/bahia-internacionaliza-feiras-e-festas-literarias-na-africa/. Acesso em: 6 maio 2024. PLANO Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - PTDRSS do Portal do Sertão. Feira de Santana: [s.n.], 2017. Disponível em: https://www.seplan.ba.gov.br/wp-content/uploads/PTDS_do_Portal_do_Sertao.pdf. Acesso em: 17 set. 2023. REIS, J. M. dos; ROZADOS, H. B. f. O livro digital: histórico, definições, vantagens e desvantagens. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 19., Manaus, 2016. Anais... Manaus, 2016. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/151235/001009111.pdf. Acesso em: 31 dez. 2024. RETRATOS da leitura no Brasil: 5ª edição. São Paulo: Instituto Pró-livro, 2020. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/pesquisas-retratos-da-leitura/as-pesquisas-2/. Acesso em: jun. 2024 SAMPAIO, A. M.; SANTANA, I. C. N. A biblioteca setorial Monteiro Lobato vai a feira do livro: projeto de incentivo à leitura. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONoMIA E DOCUMENTAÇÃO, 26., 2015, São Paulo. Anais... São Paulo: Febab, 2015. Disponível em: http://repositorio.febab.libertar.org/files/original/19/1389/Trab14400205420150602_0 00000.pdf Acesso em: 5 jan. 2025. SOUSA, M. E. V. As feiras literárias, o livro e o leitor: “plumas emaranhadas”. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 19, Número Especial FLIC, 2019. Disponível em: https://ch.revistas.ufcg.edu.br/index.php/Leia/article/view/1427. Acesso em: 21 abr. 2024. SOUZA, E. G. de; SANTOS, V. R. S. dos; MAFRA, H. F. Biblioteca escolar, mediação e letramento informacional. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 14, n. 2, p. 600-616, 2021. DOI: 10.26512/rici.v14.n2.2021.31670. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/31670. Acesso em: 12 maio 2024. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS). Quem Somos. Feira de Santana, [1995]. Disponível em: https://cuca.uefs.br/quem-somos/. Acesso em: 06 maio 2024. VERSIANI, D.; YUNES, E.; CARVALHO, G. Manual de reflexões sobre boas práticas de leitura. São Paulo: UNESP, 2012.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Feira de Santana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Horta_Mariclei_versao_p_deposito_assinado.pdfTCC Mariclei Horta3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador