Campus Santo Amaro Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Santo Amaro
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/866
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Marcelo Sales de-
dc.date.accessioned2025-09-18T14:38:08Z-
dc.date.available2025-08-22-
dc.date.available2025-09-18T14:38:08Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marcelo Sales. Análise do aplicativo ProPenCom e suas contribuições para o desenvolvimento do pensamento computacional no contexto educacional. 2024. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Computação, Campus Santo Amaro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Santo Amaro, Ba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/866-
dc.description.abstractThis work weaves reflections on the analysis of the Propencom application and the development of Computational Thinking. Its main purpose is to analyze the contributions of the Propencom application to the process of developing Computational Thinking in Basic Education students. Computational Thinking is an essential competence in contemporary education, promoting skills such as problem-solving, logical reasoning, and creativity. In this study, we address the relevance of using educational applications to strengthen these skills from the early years of basic education. The theoretical framework is based on studies on Computational Thinking and the use of the Propencom application in the educational context, highlighting how this tool can positively influence the teaching and learning process. However, the research also points out some limitations in the use of the application, suggesting the need for adjustments and improvements. It is concluded that Propencom is a promising tool for basic education, capable of enriching pedagogical practice and supporting the development of key competencies for the 21st century. The continuity of studies on the subject is suggested, as well as the expansion of the use of educational technologies that can complement teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectJogo educacionalpt_BR
dc.subjectProPenCom (Jogo)pt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectAprendizagem interativapt_BR
dc.subjectQualidade de softwarept_BR
dc.titleAnálise do aplicativo ProPenCom e suas contribuições para o desenvolvimento do pensamento computacional no contexto educacional.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santiago, Ana Conceição Alves-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1539-7699pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5445292606353275pt_BR
dc.contributor.referee1Santiago, Ana Conceição Alves-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1539-7699pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5445292606353275pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Alessa Soares de Oliveira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0009-0002-9592-9295pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4282914196126331pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Gidevaldo Novais dos-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3170-0715pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9095653947613454pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tece reflexões acerca da análise do aplicativo Propencom e o desenvolvimento do Pensamento Computacional, assim, tem como propósito principal analisar as contribuições do aplicativo Propencom no processo de desenvolvimento do Pensamento Computacional em estudantes da Educação Básica. O Pensamento Computacional é uma competência essencial na educação contemporânea, promovendo habilidades como a resolução de problemas, o raciocínio lógico e a criatividade. Neste estudo, abordamos a relevância do uso de aplicativos educacionais para o fortalecimento dessas competências desde os primeiros anos da educação básica. O referencial teórico fundamenta-se em estudos sobre Pensamento Computacional e o uso do aplicativo Propencom, no contexto educacional, destacando como essa ferramenta pode influenciar positivamente o processo de ensino-aprendizagem. Contudo, a pesquisa também aponta algumas limitações no uso do aplicativo, sugerindo a necessidade de ajustes e aprimoramentos. Conclui-se que o Propencom é uma ferramenta promissora para a educação básica, capaz de enriquecer a prática pedagógica e apoiar o desenvolvimento de competências fundamentais para o século XXI. Sugere-se a continuidade de estudos sobre o tema, bem como a ampliação do uso de tecnologias educacionais que possam complementar o ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ensino Superior/Licenciaturapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Computação-
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Santo Amaro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MARCELO SALES_2024.pdfTCC_Marcelo Sales_2024843.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador