Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/863
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A aplicação do software MIT App Inventor: aprendizagem significativa para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos / PROEJA no Campus IFBA Santo Amaro - BA. |
metadata.dc.creator: | Pinho, Carlos Eduardo Bacelar de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santiago, Ana Conceição Alves |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pereira, Aline Ferreira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santiago, Ana Conceição Alves |
metadata.dc.contributor.referee3: | Santos, Maria de Fátima Luz dos |
metadata.dc.description.resumo: | A educação contemporânea enfrenta desafios significativos, especialmente no que se refere à inclusão e à formação de cidadãos críticos e autônomos. No Brasil, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) surge como uma das alternativas em resposta às demandas, buscando integrar saberes que favoreçam a emancipação social e o desenvolvimento integral dos estudantes. Nesse contexto, a utilização de tecnologias digitais como ferramentas de ensino e intermédio para a aprendizagem significativa. O IFBA Campus Santo Amaro, ao adotar o MIT App Inventor como proposta metodológica, exemplifica a aplicação de recursos inovadores na prática docente, alinhando-se às diretrizes legais que promovem uma educação inclusiva. Este trabalho propõe-se a investigar como essas tecnologias podem facilitar a inclusão social e a democratização do conhecimento, refletindo sobre a importância do desenvolvimento de competências tecnológicas no contexto da educação profissional. Além disso, a pesquisa se fundamenta em discussões sobre metodologias ativas e o Pensamento Computacional (PC), tais quais são tão importantes para a formação de profissionais capacitados ao mundo atual. Assim, o presente estudo se insere em um debate mais amplo sobre a relação entre educação, trabalho e inclusão, buscando contribuir para a construção de uma educação mais justa e acessível. O software da Massachusetts Institute Technology (MIT) App Inventor é apresentado como proposta metodológica para enriquecer as práticas docentes. O estudo argumenta sobre a legalidade proposta pelo governo para uma política educacional inclusiva, na perspectiva da Proeja, dialogando sobre o cumprimento de leis federais, pelo sistema educacional do país, para esta modalidade e, em relação a Educação Tecnológica Digital, perpassando a respeito do desenvolvimento de um trabalho docente embasado em metodologias inovadoras, com ênfase na inclusão social e/para democratização do conhecimento tecnológico. Também aborda o que versa a lei vigente, em relação a importância de concatenar educação, trabalho, profissão e inclusão tecnológica, como alicerces para contribuir com a emancipação, considerando vivências, experiências, cultura, conhecimentos, dificuldades e nuances do sujeito. O estudo ainda traz argumentos que emergem o Pensamento Computacional e a Transposição Informática. A pesquisa discute o uso de metodologias ativas na Proeja, adotando uma abordagem qualitativa e quantitativa, fundamentando-se em uma investigação exploratória de referências teóricas relacionadas ao tema. |
Resumo: | Contemporary education faces significant challenges, especially regarding inclusion and the development of critical and autonomous citizens. In Brazil, the National Program for the Integration of Vocational Education with Basic Education in the Youth and Adult Education Modality (Proeja) emerges as one alternative in response to these demands, seeking to integrate knowledge that fosters social emancipation and the integral development of students. In this context, the use of digital technologies as teaching tools and intermediaries for meaningful learning is crucial. By adopting MIT App Inventor as its methodological approach, the IFBA Santo Amaro Campus exemplifies the application of innovative resources in teaching practice, aligning with legal guidelines that promote inclusive education. This work aims to investigate how these technologies can facilitate social inclusion and the democratization of knowledge, reflecting on the importance of developing technological competencies in the context of vocational education. Furthermore, the research is grounded in discussions about active methodologies and Computational Thinking (CT), which are so important for the training of professionals capable of solving today's world. Thus, this study is part of a broader debate on the relationship between education, work, and inclusion, seeking to contribute to the construction of a more just and accessible education. The Massachusetts Institute of Technology (MIT) App Inventor software is presented as a methodological proposal to enrich teaching practices. The study argues for the legality of the government's proposed inclusive education policy, from the perspective of Proeja, discussing compliance with federal laws by the country's educational system for this modality. Regarding Digital Technological Education, it addresses the development of teaching based on innovative methodologies, with an emphasis on social inclusion and/or the democratization of technological knowledge. It also addresses current legislation regarding the importance of concatenating education, work, profession, and technological inclusion as foundations for contributing to emancipation, considering the individual's experiences, culture, knowledge, difficulties, and nuances. The study also presents arguments that emerge from Computational Thinking and Informatics Transposition. The research discusses the use of active methodologies in Proeja, adopting a qualitative and quantitative approach, based on an exploratory investigation of theoretical references related to the topic. |
Palavras-chave: | Tecnologia educacional Inovações educacionais Educação de Jovens e Adultos PROEJA MIT App Inventor (Programa de computador) Aprendizagem ativa Aprendizagem significativa Pensamento computacional |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | IFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Ensino Superior/Licenciatura |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Computação |
Citação: | PINHO, Carlos Eduardo Bacelar de. A aplicação do software MIT App Inventor: aprendizagem significativa para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos / PROEJA no Campus IFBA Santo Amaro - BA.. 2024. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Computação, Campus Santo Amaro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Santo Amaro, BA, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/863 |
Data do documento: | 21-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Santo Amaro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Carlos Eduardo_2024 .pdf | TCC Carlos Eduardo 2024 | 1.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador