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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Valdir Nascimento dos-
dc.date.accessioned2025-07-08T12:30:04Z-
dc.date.available2025-07-08-
dc.date.available2025-07-08T12:30:04Z-
dc.date.issued2023-06-30-
dc.identifier.citationAlmeida, W. R. A. (2014). A educação jesuítica no Brasil e o seu legado para a educação da atualidade. Grifos, 23(36/37), 117-126. Alvarez, L. (2017). Análise de dados ganha espaço na gestão escolar. Revista Educação, (242). https://revistaeducacao.com.br/2017/09/19/analise-de-dadosganha-espaco-na-gestao-escolar/ Amante, C. (2021, Dezembro 15). O segredo das empresas que sabem usar os dados a seu favor. Exame. https://exame.com/inovacao/o-segredo-das-empresasque-sabem-usar-os-dados-a-seu-favor/ Contin, A. A., & Pint, R. d. O. (2016). Educação e tecnologias (1st ed.). Editora e Distribuidora Educacional S.A. de Castro Soares, R., Neto, N. W., Coutinho, L. R., da Silva, F. J., dos Santos, D. V., & Teles, A. S. (2021). Mineracao de dados da educaçao básica brasileira usando as bases do INEP: Uma revisao sistemática da literatura. RENOTE, 19(1), 361-370. Eleva, P. (2021). Como usar a Ciência de Dados na sua escola. Eleva Plataforma de Ensino. https://blog.elevaplataforma.com.br/como-usar-a-ciencia-de-dados-naescola/ Ferreira, L. A., Rodrigues, R. L., & de Souza, R. N. (2021, November). Dados abertos educacionais brasileiros: Um mapeamento sistemático da literatura. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 1186-1195). SBC. GESTÃO, O. D. E. E. M. E. (n.d.). Visualização de Dados na Educação: vantagens da representação visual para a gestão escolar. INSTITUTO UNIBANCO. Retrieved De-cember 12, 2022, from https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/em-debate/visualizacaode-dados-na-educacao. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. (2022). Sinopse Estatística da Educação Básica 2021. Brasília: Inep. Recuperado de https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisasestatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados Ledesma, M. R. K. (2010). Evolução histórica da educação brasileira: 1549-2010. McKinney, W. (2018). Python para análise de dados: Tratamento de dados com Pandas, NumPy e IPython. Novatec Editora. Oliveira, J. V., & Del Vechio, G. H. (2021). Fake News e desinformação: A falta de senso crítico na disseminação de notícias pelo universo on-line. Revista de Design, Tecnologia e Sociedade, 8(1). Ribeiro, M. L. S. (2021). História da educação brasileira: a organização escolar. Autores associados. Rodrigues, A. A., Nóbrega, E., & Dias, G. A. (2017). Desafios da gestão de dados na era do big data: perspectivas profissionais. Informação e Tecnologia (ITEC), Marília/João Pessoa, 4(2), 63-79. SAS, P. d. E. (2022, July 5). Qual a importância da análise de dados educacionais? Blog do SAS. https://blog.saseducacao.com.br/analise-de-dados-educacionais/ Silva, A. J. H. D. (2014). Metodologia de pesquisa: conceitos gerais. Silva, F. C. C. D. (2019). Visualização de dados: passado, presente e futuro. LIINC em revista. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 15, n. 2 (nov. 2019), p. 205-223.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/839-
dc.description.abstractEducation is a fundamental pillar for building a just and egalitarian society anywhere in the world. Unfortunately, alarming data on the quality of education in Brazil, especially in the Northeast region, are released every year. On the other hand, Information and Communication Technologies (ICTs) have reached a high level worldwide, generating an unimaginable amount of data on all areas of society, including education. Despite the enormous amount of data produced in the area of education, in Brazil, they are often considered irrelevant, not being properly exploited by schools. This lack of efficient use and analysis of data is one of the reasons why the quality of education in the country is low. It is necessary to understand the reasons why the data are not being used and how its analysis and visualization can reverse this worrying picture. The study applied here focuses on exploring the benefits of data analysis and visualization in making efficient educational decisions and improving the quality of teaching. To achieve the proposed objectives, an exploratory study will be carried out based on a bibliographic review. Interviews will also be conducted with teachers and educational managers to understand the reasons why data are not being used properly in Brazil and how they can be encouraged to make better use of this data. Data analysis and visualization are essential tools for efficient decision-making in all areas of society, including education. In Brazil, the lack of proper use and analysis of data is one of the main reasons why the quality of teaching is low. It is necessary to encourage schools to make better use of this data to improve the quality of teaching and thus build a more just and egalitarian society. This study can be a starting point for the discussion on the importance of data analysis and visualization in education in Brazil and help implement significant changes. Education is a fundamental pillar for building a just and egalitarian society anywhere in the world. Unfortunately, alarming data on the quality of education in Brazil, especially in the Northeast region, are released every year. On the other hand, Information and Communication Technologies (ICTs) have reached a high level worldwide, generating an unimaginable amount of data on all areas of society, including education. Despite the enormous amount of data produced in the area of education, in Brazil, they are often considered irrelevant, not being properly exploited by schools. This lack of efficient use and analysis of data is one of the reasons why the quality of education in the country is low. It is necessary to understand the reasons why the data are not being used and how its analysis and visualization can reverse this worrying picture. The study applied here focuses on exploring the benefits of data analysis and visualization in making efficient educational decisions and improving the quality of teaching. To achieve the proposed objectives, an exploratory study will be carried out based on a bibliographic review. Interviews will also be conducted with teachers and educational managers to understand the reasons why data are not being used properly in Brazil and how they can be encouraged to make better use of this data. Data analysis and visualization are essential tools for efficient decision-making in all areas of society, including education. In Brazil, the lack of proper use and analysis of data is one of the main reasons why the quality of teaching is low. It is necessary to encourage schools to make better use of this data to improve the quality of teaching and thus build a more just and egalitarian society. This study can be a starting point for the discussion on the importance of data analysis and visualization in education in Brazil and help implement significant changes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidad Europea del Atlánticopt_BR
dc.relationPesquisa de Campo; Entrevistas; Pesquisa Bibliográfica;pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise de dados educacionaispt_BR
dc.subjectVisualização de dados educacionaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectDecisão Estratégicapt_BR
dc.titleAnálise e Visualização de Dados Como Ferramentas de Suporte à Melhoria da Educação no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.ID64944590563pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5335058652339052pt_BR
dc.contributor.advisor1Brandão Miguez, Viviane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9272322206149597pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Roberto Fabiano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9016076195766957pt_BR
dc.contributor.referee2Kurtz, Diego Jacob-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0144724663141230pt_BR
dc.contributor.referee3Basañez, Jon Arambarri-
dc.description.resumoA educação é um pilar fundamental para a construção de uma sociedade justa e igualitária em qualquer lugar do mundo. Infelizmente, dados alarmantes sobre a qualidade de ensino no Brasil, especialmente na região Nordeste, são divulgados todos os anos. Por outro lado, as tecnologias da Informação e comunicação (TIC’s) atingiram um nível elevado em todo o mundo, gerando uma quantidade inimaginável de dados sobre todas as áreas da sociedade, incluindo a educação. Apesar da enorme quantidade de dados produzidos na área de educação, no Brasil, eles são frequentemente considerados irrelevantes, não sendo explorados adequadamente pelas escolas. Esta falta de uso e análise eficiente de dados é um dos motivos pelos quais a qualidade de ensino no país é baixa. É necessário compreender os motivos pelos quais os dados não estão sendo utilizados e como sua análise e visualização podem reverter este quadro preocupante. O estudo aqui aplicado, tem como foco explorar os benefícios da análise e visualização de dados na tomada de decisões educacionais eficientes e na melhoria da qualidade de ensino. Para alcançar os objetivos propostos, será realizado um estudo exploratório com base em revisão bibliográfica. Também serão realizadas entrevistas com professores e gestores educacionais para compreender os motivos pelos quais os dados não estão sendo utilizados adequadamente no Brasil e como eles podem ser incentivados a fazer melhor uso desses dados. A análise e visualização de dados são ferramentas essenciais para a tomada de decisões eficientes em todas as áreas da sociedade, incluindo a educação. No Brasil, a falta de uso e análise adequada de dados é um dos principais motivos pelos quais a qualidade de ensino é baixa. É necessário incentivar as escolas a fazer melhor uso desses dados para melhorar a qualidade de ensino e, assim, construir uma sociedade mais justa e igualitária. Este estudo pode ser um ponto de partida para a discussão sobre a importância da análise e visualização de dados na educação no Brasil e ajudar a implementar mudanças significativas.pt_BR
dc.publisher.countryEspanhapt_BR
dc.publisher.departmentMestrado Profissional em Direção Estratégica - UNEATLANTICOpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Direção Estratégica em Engenharia de Softwarept_BR
dc.publisher.initialsUNEATLANTICOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.relation.referencesAlmeida, W. R. A. (2014). A educação jesuítica no Brasil e o seu legado para a educação da atualidade. Grifos, 23(36/37), 117-126. Alvarez, L. (2017). Análise de dados ganha espaço na gestão escolar. Revista Educação, (242). https://revistaeducacao.com.br/2017/09/19/analise-de-dadosganha-espaco-na-gestao-escolar/ Amante, C. (2021, Dezembro 15). O segredo das empresas que sabem usar os dados a seu favor. Exame. https://exame.com/inovacao/o-segredo-das-empresasque-sabem-usar-os-dados-a-seu-favor/ Contin, A. A., & Pint, R. d. O. (2016). Educação e tecnologias (1st ed.). Editora e Distribuidora Educacional S.A. de Castro Soares, R., Neto, N. W., Coutinho, L. R., da Silva, F. J., dos Santos, D. V., & Teles, A. S. (2021). Mineracao de dados da educaçao básica brasileira usando as bases do INEP: Uma revisao sistemática da literatura. RENOTE, 19(1), 361-370. Eleva, P. (2021). Como usar a Ciência de Dados na sua escola. Eleva Plataforma de Ensino. https://blog.elevaplataforma.com.br/como-usar-a-ciencia-de-dados-naescola/ Ferreira, L. A., Rodrigues, R. L., & de Souza, R. N. (2021, November). Dados abertos educacionais brasileiros: Um mapeamento sistemático da literatura. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 1186-1195). SBC. GESTÃO, O. D. E. E. M. E. (n.d.). Visualização de Dados na Educação: vantagens da representação visual para a gestão escolar. INSTITUTO UNIBANCO. Retrieved De-cember 12, 2022, from https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/em-debate/visualizacaode-dados-na-educacao. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. (2022). Sinopse Estatística da Educação Básica 2021. Brasília: Inep. Recuperado de https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisasestatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados Ledesma, M. R. K. (2010). Evolução histórica da educação brasileira: 1549-2010.pt_BR
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