Campus Jequié Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Jequié
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dc.creatorSantos, Mateus Evangelista-
dc.date.accessioned2025-06-10T19:15:56Z-
dc.date.available2025-04-08-
dc.date.available2025-06-10T19:15:56Z-
dc.date.issued2025-01-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/815-
dc.description.abstractVehicles have always had a major impact on society, causing changes in the evolution of urban mobility. However, the gases present in vehicle emissions have a major potential to impact the environment, especially those responsible for worsening the greenhouse effect, such as carbon dioxide, methane and nitrous oxide. Other gases emitted by vehicle engines include nitrogen oxides, sulfur dioxide, nitrogen monoxide and nitrogen dioxide, which intensify acid rain. In addition, they cause respiratory problems and reduce heart function and vascular problems. This study analyzed the introduction of water mist into the combustion chamber of diesel engines to evaluate the potential for reducing emissions through an experiment. The research was conducted at the Thermal Machines Laboratory of the Federal Institute of Bahia, located on the Jequié campus, using a Buffalo 5.0 diesel cycle stationary engine, using S-500 diesel and S-10 diesel. The data were obtained using an OPTIMA 7 gas analyzer. Data analysis and processing were performed using Excel software, version 2408. The results indicate that water mist injection in diesel engines has the potential to reduce gas emissions by cooling the combustion chamber. For example, nitrogen oxide was reduced by 20.73% in the S-10 diesel at 1800 rpm, with a water proportion of 179.55%; in the S-500 diesel with the same settings, a reduction of 24.33% was obtained; and for the 2700 rpm, with a water proportion equivalent to 67.34%, the results show a reduction of 10.65% for the S-10 diesel and 25.16% for the S-500 diesel. This effect was achieved because water was used as a cooling fluid. In this way, gas formation was controlled, since they depend on high temperatures to be generatedpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectmotor dieselpt_BR
dc.subjectnévoa de águapt_BR
dc.subjectredução de gasespt_BR
dc.titleEstudo experimental da injeção com névoa de água em motores de ciclo diesel para mitigação das emissões de gases poluentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Márcio Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9113769887659898pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lopes, Olandia Ferreira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4564123789586075pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Filipe Dondoni-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6729339088012040pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Lesso Benedito dos-
dc.description.resumoOs veículos sempre causaram um grande impacto na sociedade, ocasionando mudanças na evolução da mobilidade urbana. No entanto, os gases presentes nas emissões veiculares têm grande potencial de impacto ao meio ambiente, sobretudo os responsáveis pelo agravamento do efeito estufa, tais como dióxido de carbono, metano e óxido nitroso. Há outros gases emitidos pelo motor de veículos como óxidos de nitrogênio, dióxido de enxofre, monóxido de nitrogênio e dióxido de nitrogênio, que intensificam a chuva ácida. Ademais, ocasionam problemas respiratórios e provocam redução das funções cardíacas e problemas vasculares. Neste estudo, analisou-se a introdução de névoa de água na câmara de combustão em motores a diesel, para avaliar o potencial de redução de emissões, por meio de experimento. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Máquinas Térmicas do Instituto Federal da Bahia, localizado no campus Jequié, com a utilização de um motor estacionário ciclo diesel Buffalo 5.0, empregando o diesel S-500 e diesel S-10. Os dados foram obtidos por meio do analisador de gases OPTIMA 7. A análise e tratamento dos dados foi realizada através do software Excel, versão 2408. Os resultados indicam que a injeção de névoa de água em motores a diesel tem o potencial de reduzir as emissões dos gases devido ao resfriamento da câmara de combustão, a exemplo do óxido de nitrogênio, no diesel S-10 a 1800 rotações por minuto obteve a diminuição de 20,73% na proporção de água de 179,55%, no diesel S-500 com as mesmas configurações obteve a diminuição de 24,33%, já para a rotação de 2700 com proporção da água equivalente a 67,34%, os resultados trazem a redução de 10,65% para o diesel S-10, e 25,16% para diesel S-500. Esse efeito foi obtido, uma vez que a água foi utilizada como fluido de resfriamento. Desta forma, houve o controle da formação de gases, uma vez que dependem de altas temperaturas para serem gerados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ensino Superior/Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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