Campus Porto Seguro Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/623
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Leonardo Santos-
dc.date.accessioned2024-09-30T18:06:34Z-
dc.date.available2024-09-30-
dc.date.available2024-09-30T18:06:34Z-
dc.date.issued2024-08-19-
dc.identifier.citationSantana, Leonardo Santos. Um estudo sobre a percepção da identidade profissional de licenciados em Computação do IFBA campus Porto Seguro. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Porto Seguro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/623-
dc.description.abstractThe academic training of computer science graduates, as well as their schooling experience, should be considered essential parts of the process of developing professional identity. The development of teaching identity is linked to various factors, primarily the social groups to which we belong. It is an ongoing process, with changes occurring all the time as new experiences are lived. In this sense, the conception of this research is based on the importance of reflecting on the academic journey and the construction of the professional identity of computer science graduates during their initial training. This is a qualitative, comprehensive empirical study that seeks to contribute to the studies of professional identity among computer science graduates. The empirical material was produced through narrative interviews, and the analysis procedures were inspired by the teachings of M. Bicudo and V. Kluth regarding qualitative research from a phenomenological perspective. The general objective is to understand the process of building the professional identity of students in the Computer Science Licensure program. Understanding this construction has shown us that the process of developing the professional identity of computer science graduates, starting from their initial training, encompasses various factors such as the influence of family, peers, teacher educators, student engagement in curricular components, aptitude in specific areas of computer science, and other elements.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectProfessores - Identidade profissionalpt_BR
dc.subjectComputação - Professorespt_BR
dc.subjectQualificação profissionalpt_BR
dc.titleUm estudo sobre a percepção da identidade profissional de licenciados em Computação do IFBA campus Porto Seguropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5227668154782632pt_BR
dc.contributor.advisor1Britto, Roberta Gondim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5301957495717566pt_BR
dc.contributor.referee1Britto, Roberta Gondim-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5301957495717566pt_BR
dc.contributor.referee2Pinheiro, Cristiano Raykil-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5613295507530171pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Kênia Xavier Teodoro de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7001734332023373pt_BR
dc.description.resumoA formação acadêmica do licenciado em computação assim como a trajetória de vida escolar devem ser consideradas partes essenciais do processo de desenvolvimento da identidade profissional. O desenvolvimento da identidade docente está ligada a vários fatores, principalmente aos grupos sociais que pertencemos. Sendo um processo sem fim, com mudanças ocorrendo o tempo todo na medida em que se vivencia novas experiências. Nesse sentido, a concepção desta pesquisa está fundamentada na importância de se refletir sobre a trajetória acadêmica e a construção da identidade profissional do licenciado em computação durante sua formação inicial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, empírica compreensiva, que procura contribuir com os estudos da identidade profissional de licenciados em computação. O material empírico foi produzido por meio de entrevistas narrativas e os procedimentos de análise inspirados nos ensinamentos de M. Bicudo e V. Kluth, no que se refere à pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. Tendo como objetivo geral compreender o processo de construção da identidade profissional de estudantes da Licenciatura em Computação. A compreensão dessa construção nos mostrou que o processo de desenvolvimento da identidade profissional do licenciado em computação, a partir da sua formação inicial, abrange diversos fatores como a influência da família, dos colegas, dos professores formadores, do comprometimento dos estudantes nos componentes curriculares, da aptidão em áreas específicas da computação e outros elementos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ensino Superior/Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Leonardo Santana.pdf14.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador