Campus Ilhéus Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/595
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Instalação e manutenção elétrica nas salas e laboratórios do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun
metadata.dc.creator: Marinho, Pablo Fernandes Costa de
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Danilo Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Danilo Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Lucas Ribeiro dos
metadata.dc.contributor.referee3: Araújo, Geraldo Pôrto de
metadata.dc.description.resumo: No contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a importância da prática está intrinsecamente ligada à preparação dos estudantes para os desafios do mundo do trabalho. A manutenção elétrica, sendo uma área crítica, requer não apenas conhecimento teórico, mas também habilidades práticas e uma compreensão aprofundada da segurança elétrica e eficiência energética. O projeto de intervenção Instalação e manutenção elétrica no laboratório do CEEP do Chocolate Nelson Schaun visa transformar as práticas de manutenção elétrica nas salas de aula e laboratórios do curso técnico em eletromecânica. Este projeto é guiado de forma a promover uma abordagem interdisciplinar que integre segurança, aprendizado prático, eficiência energética e qualidade nas intervenções realizadas, com o propósito de aprimorar significativamente o ambiente educacional. O projeto propõe a implementação de práticas eficazes de manutenção elétrica, com objetivos específicos que vão desde a realização de um diagnóstico detalhado até a promoção de uma cultura de segurança e sustentabilidade. A ênfase recai sobre a integração da teoria e prática, a capacitação técnica avançada, o desenvolvimento de procedimentos padronizados, a expansão das práticas para todo o ambiente educacional e o estabelecimento de um monitoramento contínuo. A metodologia adotada contempla desde o diagnóstico inicial até a expansão e sustentabilidade das práticas implementadas. Cada fase envolve capacitação técnica, desenvolvimento de procedimentos, implementação e avaliação contínua. A participação ativa dos estudantes e professores, é incentivada em todas as etapas do projeto. As intervenções propostas propõem não apenas transformar as práticas de manutenção elétrica, mas também impactar positivamente a cultura educacional. Ao promover uma abordagem integrada e interdisciplinar, o projeto aspira criar um ambiente mais seguro, sustentável e enriquecedor para os estudantes do curso técnico em eletromecânica, preparando-os de maneira abrangente para os desafios futuros.
Resumo: In the context of Vocational and Technological Education (EFA), the importance of It is intrinsically linked to preparing students for the challenges of the world of work. Electrical maintenance, being a critical area, requires not only theoretical knowledge, but also practical skills and an understanding of in-depth electrical safety and energy efficiency. The intervention project Electrical installation and maintenance in the CEEP laboratory of Nelson Chocolate Schaun aims to transform the...
Palavras-chave: Instalação elétrica
Manutenção elétrica
Salas de aula
Educação Profissional
Sistemas Elétricos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Pós Graduação
Citação: Marinho, Pablo Fernandes Costa de. Instalação e manutenção elétrica nas salas e laboratórios do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-graduação Lato sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) Campus Ilhéus, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Ilhéus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/595
Data do documento: 1-Mar-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
(Danilo) TFC_Pablo_Fernandes.pdfTCC_Pablo_Fernandes407.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador