Campus Vitória da Conquista Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Bruxaria e igualdade de gênero: um caldeirão de possibilidades no ensino de Química orgânica e para uma educação em direitos humanos.
metadata.dc.creator: Cavalcante, Ana Caroline Nunes
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Anderson Marques de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Anderson Marques de
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Maurício Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Vilar, Rossana Borges Cavalcante
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho propõe uma Sequência Didática cujo teor passa pela abordagem das temáticas bruxaria, igualdade de gênero e combate à violência contra a mulher. Desta forma, buscou-se desenvolver tais abordagens articulando-as com o ensino do conteúdo de funções orgânicas. O procedimento metodológico adotado foi o da pesquisa bibliográfica, o que demandou um ordenamento no planejamento de cada ciclo para o desenvolvimento da escrita do trabalho, tais como: a escolha do tema, o planejamento das etapas, fichamento e interpretação, dentre outros. O presente trabalho acadêmico também se apresenta como uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual o pesquisador buscou propor uma abordagem diferenciada no Ensino de Química Orgânica para turmas do Ensino Médio. A Sequência Didática foi estruturada a partir da abordagem dos Três Momentos Pedagógicos, que se subdividem em Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Para tanto, foi proposto de ser executado no primeiro momento uma problematização por meio de diversos questionamentos a fim de estimular os estudantes a pensarem sobre o tema bruxaria a partir de um ponto de vista que talvez até então não tivesse sido pensado. No segundo momento, preparou-se diversas atividades a serem trabalhadas em cinco aulas, sempre com uma temática central a ser destrinchada por meio de textos, questionários e vídeos, além de uma atividade experimental. Por fim, para o último momento pedagógico, pensou-se na produção de um documentário no qual os estudantes poderão demonstrar de maneira sintetizada, os conhecimentos obtidos ao decorrer do desenvolvimento da sequência didática. A partir da contextualização dos saberes dominados pelas bruxas no que diz respeito às diversas substâncias orgânicas que compunham suas poções, unguentos e elixires, com a violência sofrida por elas e também com o debate acerca da igualdade de gênero é possível criar possibilidades de se promover um ensino para a cidadania e também para os Direitos Humanos a partir desse enfoque.
Resumo: The present work proposes a Didactic Sequence whose content involves the approach of the themes of witchcraft, gender equality and the fight against violence against women. In this way, we sought to develop such approaches by articulating them with the teaching of the content of organic functions. The methodological procedure adopted was that of bibliographic research, which required a planning in the planning of each cycle for the development of the writing of the work, such as: the choice of the theme, the planning of the stages, filing and interpretation, among others. The present academic work is also presented as a research of a qualitative nature, in which the researcher sought to propose a differentiated approach in the Teaching of Organic Chemistry for High School classes. The Didactic Sequence was structured from the approach of the Three Pedagogical Moments, which are subdivided into Initial Problematization, Organization of Knowledge and Application of Knowledge. To this end, it was proposed to execute at first a problematization through several questions in order to encourage students to think about the theme of witchcraft from a point of view that perhaps until then had not been thought of. In the second moment, several activities were prepared to be worked on in five classes, always with a central theme to be unraveled through texts, questionnaires and videos, in addition to an experimental activity. Finally, for the last pedagogical moment, it was thought of the production of a documentary in which students can demonstrate in a synthesized way, the knowledge obtained during the development of the didactic From the contextualization of the knowledge dominated by witches with regard to the various organic substances that made up their potions, ointments and elixirs, with the violence suffered by them and also with the debate about gender equality, it is possible to create possibilities to promote a teaching for citizenship and also for Human Rights from this approach.
Palavras-chave: Bruxaria
Igualdade de Gênero
Sequência Didática
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ensino Superior/Licenciatura
Citação: Cavalcante, Ana Caroline Nunes. Bruxaria e igualdade de gênero: um caldeirão de possibilidades no ensino de Química orgânica e para uma educação em direitos humanos..96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) Campus Vitória da Conquista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Vitória da Conquista, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/592
Data do documento: 31-Jan-2023
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