Campus Seabra Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/564
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sistema para avaliação docente pelo discente no conselho de classe do IFBA Campus Seabra
metadata.dc.creator: Ferreira, Gustavo Cauã Jaccoud; Santos, Samuel Anjos dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Albuquerque, Monck Charles Nunes de
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa Filho, Benedito Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Eider Esdras Silva
metadata.dc.description.resumo: O conselho de classe é uma reunião coletiva e deliberativa realizada no IFBA Campus Seabra, que, com a participação do corpo docente entre outros servidores, visa analisar e discutir, dentre outros aspectos, a atuação dos docentes, bem como os resultados acadêmicos e as estratégias de ensino empregadas. Contudo, percebe-se uma participação deficitária daqueles que seriam o principal foco do ensino: os estudantes. Ciente deste problema, o IFBA Campus Seabra realiza, durante os conselhos de classe, formulários de avaliação dos docentes pelos discentes através da plataforma Google Forms, no entanto, evidencia-se que a dependência de uma plataforma externa continua não sendo o mais adequado. Com isso em mente, o objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de um sistema próprio que permitisse aos estudantes do IFBA responderem um formulário como instrumento de avaliação dos docentes, utilizando como base os critérios estabelecidos pelos estudos de Paixão, Rabelo e Bruni (2016) e pela escala Student Instructional Report (SIR-II). Para alcançar esse objetivo, foi necessário realizar uma revisão bibliográfica sobre o papel do conselho de classe e a avaliação dos professores pelos alunos, além do aprofundamento teórico em tópicos relevantes para o desenvolvimento do sistema, como engenharia de software, banco de dados, e framework. Posteriormente, foram levantados os requisitos de software e, em seguida, o sistema foi desenvolvido. Paralelamente, foram selecionadas as questões que seriam incorporadas ao formulário do sistema a partir de uma triagem entre o formulário aplicado pelo IFBA Seabra e a escala SIR-II. A aplicação proposta permite aos estudantes avaliarem de forma simples e intuitiva a performance do corpo docente, garantindo à instituição e aos alunos uma participação mais ativa do colaborativa de todos os agentes que compõem uma instituição de ensino.
Resumo: The class council is a collective and deliberative meeting held at IFBA Campus Seabra, which, with the participation of the teaching staff and other employees, aims to analyze and discuss, among other aspects, the performance of teachers, as well as academic results and teaching strategies employed. However, there is a noticeable lack of participation from those who should be the main focus of education: the students. Aware of this problem, IFBA Campus Seabra conducts teacher evaluation forms by students during class councils through the Google Forms platform; however, it is evident that dependence on an external platform is still not the most suitable. With this in mind, the objective of this work was to develop a proprietary system that would allow IFBA students to respond to a form as a means of evaluating teachers, based on the criteria established by the studies of Paixão, Rabelo, and Bruni (2016) and the Student Instructional Report (SIR-II) scale. To achieve this goal, it was necessary to conduct a literature review on the role of the class council and teacher evaluation by students, as well as theoretical exploration in relevant topics for system development, such as software engineering, database, and framework. Subsequently, software requirements were identified, and the system was developed. Simultaneously, questions to be incorporated into the system's form were selected through a screening process between the form applied by IFBA Seabra and the SIR-II scale. The proposed application allows students to assess the performance of the teaching staff in a simple and intuitive way, ensuring a more active and collaborative participation of all agents involved in an educational institution for both the institution and the students
Palavras-chave: Avaliação docente
Conselho de classe
Softwares
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ensino Técnico
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/564
Data do documento: 11-Dez-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_FINAL Gustavo e Gabriel.pdfTrabalho de conclusão de Gustavo e Gabriel1.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador