Campus Salvador Dissertações
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metadata.dc.type: Dissertação
Título: Propriedade intelectual para as microempresas e empresas de pequeno porte de Vitória da Conquista: estudo de percepção e formação sobre marcas
Título(s) alternativo(s): Intellectual Property for Micro and Small Businesses in Vitória da Conquista – Bahia: study of perception and training on brands
metadata.dc.creator: Silva, Diego Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Aliger dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ribeiro, Nubia Moura
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Aliger dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Nubia Moura
metadata.dc.contributor.referee3: Martins, Luís Oscar Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Silva Filho, José Arimateia Quinto
metadata.dc.contributor.referee5: Marques, Erica Ferreira
metadata.dc.description.resumo: Considerando que a criação e o registro de uma marca e seu fortalecimento, quando atrelados às estratégias empresariais, podem ajudar as organizações a ampliarem o market share e a fortalecer a capacidade competitiva, o tema deste estudo é: Propriedade Intelectual para os lojistas de Vitória da Conquista – Bahia; e a pesquisa visa responder a seguinte problemática: qual (is) conhecimento (s) sobre registro de marca como estratégia de marketing os MEs e EPPs de Vitória da Conquista (BA) possuem? Assim, o objetivo geral desta pesquisa consiste em desenvolver um curso no ano de 2023 para a capacitação das Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil, sobre Propriedade Intelectual, com foco em marcas e proposições de estratégias de marketing. Para o desenvolvimento do estudo, realizou-se uma abordagem dedutiva qualitativa de cunho descritivo com o uso das pesquisas: bibliográfica, documental e de campo. Na pesquisa descritiva foi encaminhado um questionário para 70 empresas (amostra estratificada) para compreender as principais características e conhecimento dos participantes acerca do registro de marcas no Brasil. Participaram do curso 10 empresários. Na atividade final do curso, os empresários tiveram a oportunidade de iniciar o registro das suas próprias marcas de forma assistida e assessorada. Por meio da análise e discussões dos dados, percebeu-se que os empresários possuem um razoável conhecimento sobre as marcas coletivas e de certificação, um razoável conhecimento sobre o preenchimento do formulário de registro de marca no site do INPI e um razoável conhecimento sobre as estratégias de marketing para marcas. Além disso, os empresários precisaram aprimorar o conhecimento durante a capacitação em relação aos demais tipos de marcas e processos. Com a realização da capacitação, os participantes puderam compreender o processo, a legislação vigente (2023) e os ganhos mercadológicos que os mesmos podem adquirir por meio de proposição de estratégias de marketing de forma prática e didática. Ademais, os empresários tiveram a oportunidade de aprender não somente sobre o registro de marcas, que é considerado um processo muito importante, mas, também, acerca do cuidado ao idealizar uma marca, principalmente na escolha dos elementos diferenciadores e identidade visual.
Resumo: Considering that the creation and registration of a brand and its strengthening, when linked to business strategies, can help organizations to expand market share and strengthen competitive capacity, the theme of this study is: Intellectual Property for store owners in Vitória da Conquista – Bahia; and the research aims to answer the following problem: what knowledge(s) about trademark registration as a marketing strategy do MEs and EPPs in Vitória da Conquista (BA) have? Thus, the general objective of this research is to develop a course in 2023 for the training of Microenterprises (ME) and Small Businesses (EPP) in Vitória da Conquista, Bahia, Brazil, on Intellectual Property, focusing on brands and marketing strategy propositions. To develop the study, a qualitative deductive approach of a descriptive nature was carried out using research: bibliographic, documentary and field. In the descriptive research, a questionnaire was sent to 70 companies (stratified sample) to understand the main characteristics and knowledge of participants about trademark registration in Brazil. 10 businesspeople participated in the course. In the final activity of the course, entrepreneurs had the opportunity to start registering their own brands in an assisted and advised manner. Through data analysis and discussions, it was noticed that entrepreneurs have a reasonable knowledge about collective and certification brands, a reasonable knowledge about filling out the trademark registration form on the INPI website and a reasonable knowledge about the strategies marketing for brands. Furthermore, entrepreneurs needed to improve their knowledge during training in relation to other types of brands and processes. By completing the training, participants were able to understand the process, current legislation (2023) and the marketing gains that they can acquire through proposing marketing strategies in a practical and didactic way. Furthermore, businesspeople had the opportunity to learn not only about trademark registration, which is considered a very important process, but also about the care taken when idealizing a brand, especially when choosing differentiating elements and visual identity.
Palavras-chave: Propriedade intelectual
Registro de marcas
Estratégias de marketing
Microempresas (ME)
Empresas de pequeno porte (EPP)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PROFNIT)
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) 
Citação: Silva, Diego Souza. Propriedade Intelectual para as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Vitória da Conquista: estudo de percepção e formação sobre marcas. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) – Instituto Federal da Bahia, Salvador, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/556
Data do documento: 15-Fev-2024
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