Campus Porto Seguro Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/503
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Problematizando a exploração mineral atarvés da construção de infográficos: Uma abordagem em Educação Ambiental Crítica
metadata.dc.creator: Santos, Maria D’Ajuda Vitor dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Danielle Felix
metadata.dc.contributor.referee1: Vale, Adriana Aparecida Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Kátia Silva
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa propõe a utilização da Educação Ambiental Crítica apoiada pela criação de infográficos para aprofundar o entendimento dos alunos sobre a exploração mineral no Brasil e desenvolver uma consciência socioambiental. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi aplicada em uma turma do ensino médio técnico de biocombustíveis. Os resultados iniciais apontam para a necessidade de esclarecimento sobre conceitos relacionados à mineração. A sequência didática incluiu exposição de conteúdo, discussões sobre contextos históricos e impactos sociais e ambientais da mineração, culminando na apresentação de infográficos pelos alunos. Os infográficos abordaram temas como história da mineração, impactos ambientais e socioeconômicos, tecnologias de extração e a relação entre elementos químicos e sua localização na tabela periódica. Os resultados indicam o despertar da consciência crítica dos alunos e a compreensão dos problemas ambientais relacionados à mineração. O estudo destaca a importância da Educação Ambiental Crítica e da visualização de dados através de infográficos para promover uma aprendizagem ativa e duradoura sobre a exploração mineral. A questão central da pesquisa buscou compreender como essa abordagem, aliada à criação de infográficos, pode enriquecer o entendimento dos alunos sobre a exploração mineral no Brasil.
Resumo: This research proposes the use of Critical Environmental Education supported by the creation of infographics to deepen students' understanding of mineral exploration in Brazil and develop socio-environmental awareness. The qualitative nature of the research was applied in a technical high school class specializing in biofuels. Initial results point to the need for clarification on concepts related to mining. The didactic sequence included content exposition, discussions on historical contexts, and social and environmental impacts of mining, culminating in students' presentation of infographics. The infographics covered topics such as the history of mining, environmental and socio-economic impacts, extraction technologies, and the relationship between chemical elements and their location in the periodic table. The results indicate the awakening of students' critical awareness and understanding of environmental issues related to mining. The study emphasizes the importance of Critical Environmental Education and data visualization through infographics to promote active and lasting learning about mineral exploration. The central question of the research sought to understand how this approach, combined with the creation of infographics, can enhance students' understanding of mineral exploration in Brazil..
Palavras-chave: Educação Socioambiental
Mineração
Ensino Química
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ensino Superior/Licenciatura
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/503
Data do documento: 11-Dez-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Dajuda.pdfTCC1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador