Campus Santo Amaro Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/498
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Trabalho e politecnia enquanto princípios educativos aplicados na formação do licenciado em computação durante o ensino remoto emergencial no IFBA - Campus Santo Amaro.
metadata.dc.creator: Anjos, Laerte Chaves
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Maria de Fátima Luz
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Santiago, Ana Conceição Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Santiago, Ana Conceição Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Cristiane de Almeida Vieira da
metadata.dc.contributor.referee3: Paixão, Suélen Gonçalves Queiroz da
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo diagnosticar como a questão de trabalho enquanto princípio educativo, conforme pesquisado por Saviani, Kuenzer, Ciavatta, Frigotto, dentro outros, e politecnia, foram contemplados durante uma situação de ensino atípico, dentro de um curso de Licenciatura em Computação. Esse estudo fez um recorte no período da pandemia dentre 2020 a 2022, onde o Ensino Remoto Emergencial (ERE), durante a pandemia de COVID-19, muitas instituições de ensino tiveram que transladar seus trabalhos de ensino para a modalidade de ERE, em uma situação atípica. A instituição pesquisada ofertou um modelo de ERE mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Observou-se questões de acentuação das dificuldades para vários dos estudantes observados, por diferentes motivos, bem como dificuldade em complementar a prática com a teoria em um contexto remoto emergencial, sobretudo pelas questões vivenciadas pelos estudantes no tema ensino-aprendizagem oriundo de vários fatores. Logo, o estudo das relações entre a teoria e prática educativos, bem como os fatores que as relacionam e são administradas, dentro de um contexto emergencial, se faz necessário para execução da práxis reflexiva dos licenciados, para desenvolvimento das competências desejadas no curso de Licenciatura em Computação.
Resumo: This Course Completion work aims to diagnose how the address of work as an educational principle, as researched by Saviani, Kuenzer, Ciavatta, Frigotto, between others, and polytechnics, were contemplated during an atypical teaching situation, within a Degree in Computing course. This study focused on the period of the pandemic between the years of 2020 to 2022, where emergency remote teaching (ERT) during the COVID-19 pandemic, many educational institutions had to transfer their teaching work to the ERE modality, in an atypical situation. The researched institution offered an ERE model mediated by Information and Communication Technologies (IT&C). Matters of accentuation of difficulties were observed for several of the students observed, for various reasons, as well as difficulty in complementing practice with theory in a remote emergency context, especially due to address experienced by students in teaching-learning matters arising from various factors. Therefore, the study of the relationships between educational theory and practice, as well as the factors that relate them and are administered, within an emergency context, is necessary for the execution of the reflective praxis of licensed students, for the development of the desired competences in the Degree of Computing course.
Palavras-chave: Computação - Estudo e ensino
Professores - Formação
Educação para o trabalho
Tecnologia educacional
Ensino remoto emergencial
COVID-19, Pandemia de, 2022-
IFBA - Campus Santo Amaro
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ensino Superior/Licenciatura
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/498
Data do documento: 6-Jul-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_LC_Laerte_2023.pdfTCC_LC_Laerte_20231.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador