EDIFBA Livros da Editora
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metadata.dc.type: Livro
Título: Presença negra nos sertões da Bahia
metadata.dc.creator: Silva, Maiara Pláscido (Org.)
metadata.dc.description.resumo: Esta obra paradidática é resultado dos trabalhos desenvolvidos por professores e professoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – campus Euclides da Cunha, no âmbito do Edital n.º 001/2020 da Diretoria de Políticas de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis do IFBA. Constitui-se como um material que pretende viabilizar, no cotidiano do currículo da Educação Básica, a efetiva materialização da lei 10.639/03, alterada pela 11.645/08, responsáveis por definir a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas básicas nacionais. Através do grupo de pesquisa LAPEP (Laboratório de Pesquisas da Educação Profissional), foi submetido um projeto que visava à construção de material paradidático em formato digital (e-book) sobre a presença negra em regiões dos sertões da Bahia, com ênfase no território do semiárido baiano, em torno do município de Euclides da Cunha, cidade que sedia um campus do IFBA. As atividades foram realizadas no segundo semestre de 2021 e consistiram em: leitura e análise de bibliografia sobre as temáticas levantadas nos capítulos do paradidático; discussão com a bolsista Valéria Santana – responsável por realizar a primeira leitura dos capítulos e sugerir adequações em relação à linguagem e à estrutura textual; e, por fim, a escrita dos capítulos e a organização do livro. Esta obra paradidática, portanto, apresenta uma configuração necessariamente interdisciplinar. Os textos que a integram propõem discussões que, conforme desejamos, auxiliarão professores/as e estudantes em diferentes áreas do conhecimento – Artes, Linguagens, Geografia, Sociologia e História – a se debruçarem sobre conteúdos relacionados às experiências sertanejas baianas, problematizando e conceituando essa expressão – sertão/sertões – quase uma síntese explicativa para regiões afastadas do litoral do Estado. Esse movimento de reflexão, nesse sentido, será realizado à luz das experiências das populações negras, com destaque para o arraial do Belo Monte, talvez mais conhecido como o levante de Canudos, importante movimento de contestação ocorrido na última década do século XIX, às margens do Rio Vaza Barris. Em busca desse propósito, este paradidático está organizado em quatro capítulos, sendo o primeiro deles assinado pela Professora Dr.ª Silvana Cristina Costa Correia. Nessa abertura, Costa Correia apresenta uma análise conceitual sobre o semiárido baiano, demarcando-o à luz da Geografia. No segundo capítulo, o Professor Dr. Fabiano Brito dos Santos analisou, à luz da Sociologia, a construção do conceito de “sertão” e como este, ao longo do tempo, se constituiu enquanto uma categoria específica no imaginário nacional. A partir desses dois capítulos, localizamos nossos leitores e leitoras em um debate sobre as confluências entre os conceitos de sertão e semiárido. Em uma perspectiva interdisciplinar, pretendemos demonstrar a complexidade de duas sínteses explicativas dos “sertões” da Bahia. No terceiro capítulo, a Professora Dr.ª Mayara Pláscido Silva constrói uma releitura histórica da construção do arraial do Belo Monte, a partir de grupos sociais que ali se estabeleceram, destacando os/as egressos do cativeiro, os/as trabalhadores/as outrora escravizados/as. Nesse capítulo, a autora pretende analisar o Belo Monte de Conselheiro, dos Carijés, dos/as indígenas e de outros/as trabalhadores/as, a partir de um contexto específico da História do Brasil: o pós-abolição. No quarto e último capítulo, o Professor Dr. Jadilson Pimentel apresenta, a partir do patrimônio artístico e arquitetônico, elementos diversos da cultura popular sertaneja que foram elaborados por Conselheiro e seus seguidores. (Em sua grei constavam muitos mestres de obras, entalhadores, ferreiros, dentre outros). Boa leitura
Resumo: This paradidactic work is the result of work developed by professors from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia – Euclides da Cunha campus, within the scope of Notice no. 001/2020 from the IFBA Affirmative Action and Student Affairs Policy Board. It is constituted as a material that aims to enable, in the daily routine of the Basic Education curriculum, the effective materialization of law 10,639/03, amended by 11,645/08, responsible for defining the mandatory teaching of history and African, Afro-Brazilian and indigenous culture in national basic schools.
Palavras-chave: . História e cultura afro-brasileira
História e cultura indígena
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
Citação: Silva, Maiara Pláscido (Org). Presença negra nos sertões da Bahia. Salvador: Edifba, 2022. 266 p.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/469
Data do documento: 12-Dez-2022
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