Campus Salvador Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/463
metadata.dc.type: Tese
Título: Educação empreendedora e inovadora : Centro de Empreendedorismo e Inovação(CEI) enquanto ambiente de interação e difusor de conhecimentos complexos
Título(s) alternativo(s): Entrepreneurial and innovative education: Center for Entrepreneurship and Innovation (CEI) as an advanced interaction environment and diffuser of complex knowledge
metadata.dc.creator: Resende, Noêmia Carneiro de Araújo
metadata.dc.contributor.advisor1: Barreto, Maria Raidalva Nery
metadata.dc.contributor.advisor2: Rios, Jocelma Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Barreto, Raidalva Nery
metadata.dc.contributor.referee2: Rios, Jocelma Almeida
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Marcelo
metadata.dc.contributor.referee4: Cardoso, Hugo Saba Pereira
metadata.dc.description.resumo: Esta tese explora o papel do Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI), um farol de inovação em meio à maré educacional de ensino superior, como um elo significativo entre educação, empreendedorismo e inovação. Investigou-se como o CEI pode ter criado um ambiente de interação de conhecimentos complexos para seus participantes por meio da aplicação de práticas empreendedoras, focando no aprimoramento de competências empreendedoras e na eficaz difusão do conhecimento partindo dos princípios teóricos de Freire (1979; 1982; 1983; 1987; 2000; 2002; 2008), Morin (2001; 2002; 2004a; 2004b; 2015; 2013a; 2013b; 2015) e Galeffi (2003a; 2003b; 2014a; 2014b; 2019), referenciais centrais da tese. O trabalho detalha as metodologias e programas do CEI, analisa sua estrutura e explora o impacto de trocas de conhecimentos complexos na difusão do conhecimento. Desta forma, o objetivo geral da tese foi investigar as formas pelas quais o Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI) contribuiu com seus participantes no desenvolvimento de habilidades e competências empreendedoras promovendo a difusão do conhecimento. A natureza da pesquisa exploratória e descritiva, guiada pela pesquisa documental e observação sistemática participante. O estudo é organizado em cinco seções, iniciando com uma revisão da literatura em "Fundamentação Teórico-Empírica", seguida por "Fundamentos Epistemológicos e Metodologia" que detalha a metateoria construída com base no referencial teórico adotado. Em "Contexto da Organização Estudada", examinou-se a organização e seu contexto operacional. "Apresentação e Discussão dos Resultados" analisa os dados coletados e, finalmente, "Contribuições Teóricas e Práticas" discute as implicações dos resultados obtidos para a difusão das práticas empreendedoras. Ele demonstrou que as práticas, estruturas, metodologias e interações do CEI são contribuidoras para a aprendizagem e difusão do conhecimento. A pesquisa encontrou uma taxa significativa de consistência (87,92%) entre a revisão teórico-metodológica e as práticas do CEI, enfatizando sua eficiência operacional mesmo com recursos limitados. Como contribuição foi também desenvolvido uma nova metateoria, proporcionando análise robusta e recursos visuais eficientes. No entanto, identificou-se a necessidade de futuras abordagens mais holísticas e sistemáticas para aumentar a aplicabilidade dos resultados. A pesquisa concluiu que o CEI é relevante para a formação de empreendedores e a disseminação do conhecimento.
Resumo: This thesis explores the role of the Center for Entrepreneurship and Innovation (CEI), a beacon of innovation amid the educational landscape of higher education, as a significant link between education, entrepreneurship, and innovation. It investigates how the CEI may have created an advanced interaction environment for complex knowledge among its participants through the application of entrepreneurial practices, focusing on enhancing entrepreneurial skills and effective knowledge diffusion based on the theoretical principles of Freire (1979; 1982; 1983; 1987; 2000; 2002; 2008), Morin (2001; 2002; 2004a; 2004b; 2015; 2013a; 2013b; 2015), and Galeffi (2003a; 2003b; 2014a; 2014b; 2019), central references in this thesis. The work details the methodologies and programs of the CEI, analyzes its structure, and explores the impact of exchanging complex knowledge on knowledge diffusion. Thus, the general objective of the thesis was to investigate the ways in which the Center for Entrepreneurship and Innovation (CEI) contributed to the development of entrepreneurial skills and competencies among its participants, promoting knowledge diffusion. The research adopted an exploratory and descriptive nature, guided by documentary research and systematic participant observation. The study is organized into five sections, beginning with a literature review in "Theoretical-Empirical Foundations," followed by "Epistemological Foundations and Methodology," which details the metatheory constructed based on the adopted theoretical framework. In "Context of the Studied Organization," the organization and its operational context were examined. "Presentation and Discussion of the Results" analyze the collected data, and finally, "Theoretical and Practical Contributions" discuss the implications of the results obtained for the diffusion of entrepreneurial practices. It demonstrated that the practices, structures, methodologies, and interactions of the CEI contribute to learning and knowledge diffusion. The research found a significant consistency rate (87.92%) between the theoretical-methodological review and the CEI's practices, emphasizing its operational efficiency even with limited resources. As a contribution, a new metatheory was also developed, providing robust analysis and efficient visual resources. However, the need for future more holistic and systematic approaches to increase the applicability of the results was identified. The research concluded that the CEI is relevant to the formation of entrepreneurs and the dissemination of knowledge.
Palavras-chave: Educação empreendedora
Ambiente de interação
Interação de conhecimentos complexos
Comunidade de prática
Transdisciplinaridade
Entrepreneurial education
Interaction environment
Complex knowledge interaction
Community of practice
Transdisciplinarity
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTI-INSTITUCIONAL EM DIFUSÃO DO CONHECIMENTO (DMMDC)
metadata.dc.publisher.program: Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC)
Citação: RESENDE, Noêmia Carneiro de Araújo. Educação empreendedora e inovadora: Centro de Empreendedorismo e Inovação(CEI) enquanto ambiente de interação e difusor de conhecimentos complexos. Tese ( Programa de Pós-graduação em Difusão do Conhecimento), Instituto Federal da Bahia, Salvador, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/463
Data do documento: 18-Jul-2023
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE - Noemia C_de Araujo_DM.pdfTese7.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador