Campus Barreiras Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/449
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Quando o jogo vira brincadeira: o uso da cidade pelas crianças e a subversão das regras impostas pelo planejamento urbano
metadata.dc.creator: Oliveira, Joanna Karla Nunes
metadata.dc.contributor.advisor1: Cavalcanti, Jurema Moreira
metadata.dc.description.resumo: A cidade, assim como vários âmbitos da vida cotidiana, é submetida a determinadas regras que ditam como cada espaço deve ser utilizado, acabando por limitar seus usos e cortar o elo entre pessoa e cidade. A pesquisa busca, através da presença das crianças na cidade, entender como as regras impostas pelo planejamento urbano as expulsam da vivência urbana e como elas, utilizando de jogos e brincadeiras, conseguem quebrar essas regras e tomar para si espaços até mesmo abandonados. Para isso, usou-se como objeto de estudo a cidade de Santa Rita de Cássia, no estado da Bahia. A apreensão urbana se deu através de perambulações pela cidade, que permitiu localizar quatro espaços em que a presença da criança se fez marcante. Então, derivas paradas foram feitas para investigar as relações e dinâmicas entre pessoas e esses espaços, e os resultados são sintetizados através de narrativas que contam a história do campo de forma simbólica. Por fim, é feito um ensaio em um dos locais apreendidos, buscando propor uma intervenção no local que reclame aquele espaço para as pessoas, mas que ao mesmo tempo não delimite seu uso, permitindo que as crianças continuem brincando e vivendo a cidade.
Resumo: The city, like many areas of everyday life, is subject to certain rules that dictate how each space must be used, which restricts its uses and cut the link between human and city. The present research seeks, through the presence of children in the urban space, to understand how the rules imposed by urban planning expel them from urban life and how they, by playing games, manage to break these rules and take for themselves even spaces that were once abandoned. The city of Santa Rita de Cássia, in the state of Bahia, Brazil, was used as the object of this study. The urban apprehension took place through wanderings and strolling around the city, which made it possible to locate four spaces in which the presence of children was remarkable. Then, stopping to investigate the relationships and dynamics between people and these spaces took place, and the results are synthesized through narratives that tell the history of the field in a symbolic way. Finally, an essay is carried out in one of the chosen places, seeking to propose an intervention in the place, claiming back that space for the people, but at the same time does not limit its use, allowing children to continue playing and living the city.
Palavras-chave: Planejamento urbano
Cidades
Crianças - Espaço urbano
Crianças - Brincadeiras e jogos
Santa Rita de Cássia, Bahia - Cidade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ensino Superior/Bacharelado
Citação: Oliveira, Joanna Karla Nunes. Quando o jogo vira brincadeira: o uso da cidade pela criança e a subversão das regras impostas pelo planejamento urbano. 2022.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Barreiras, 2022. 87 p.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/449
Data do documento: 25-Ago-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ Joanna Karla.pdf9.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador