Campus Valença Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma proposta de sequência didática para alunos do Ensino Médio: o ensino da educação financeira através da matemática financeira
metadata.dc.creator: Jesus, Paulo Henrique da Conceição de
metadata.dc.contributor.advisor1: Lino, Marcelo Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Lino, Marcelo Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Santiago, Diego Coutinho Vieira
metadata.dc.contributor.referee3: Lyrio, Roque da Silva
metadata.dc.description.resumo: A educação é um dos principais pilares para o desenvolvimento de uma sociedade. Baseada nela, encontramos diretrizes necessárias para a transformação do ser humano e, por consequência, a transformação da sociedade a qual este está inserido. Nesse processo, podemos observar que a educação pode ter várias vertentes, entre elas a formal e a não formal. A partir disso, podemos dizer que a Educação Financeira é um tema importante para o desenvolvimento do pensamento crítico, não só dos alunos como também dos professores. Esse desenvolvimento crítico pode levar a professores a usar e abrir o leque de suas capacidades. Nesse sentido, a escola tem um papel muito importante, podendo contribuir para a realidade de vida dos alunos de maneira muito positiva. Com base nesse contexto e entendendo que esse tema pode despertar o interesse de alunos para o ensino de matemática, este trabalho tem como objetivo propor uma Sequência Didática para alunos do Ensino Médio sobre o conteúdo Juros. Para a elaboração desta, buscamos responder o seguinte questionamento: Quais as possíveis contribuições da utilização de uma Sequência Didática sobre o conteúdo Juros traz para o ensino de Educação Financeira para alunos do Ensino Médio? Para nortear nossos estudos optou-se por uma pesquisa de cunho qualitativo. Neste sentido, o desenvolvimento desse trabalho deu-se através de documentos oficiais e artigos que tratam sobre a Educação Financeira, bem como Sequência Didática. Para o desenvolvimento da Sequência Didática tivemos como base os estudos de Zabala (1998) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como referencial teórico. Desta forma, esperamos que com essa pesquisa professores possa utilizar-se desse método, para agregar no processo de Ensino-Aprendizagem em sala de aula, trazendo fatores do dia a dia e que os alunos possam a partir disso, fazer relação com o mundo em que vivem, desenvolvendo seu discernimento nas tomadas de decisões, gestão financeira pessoal/familiar e leitura de mundo.
Resumo: Education is one of the most important pillars for a society’s development. It offers necessary guidelines for the transformation of human beings, and consequently, for the change of the society in which they are inserted. In this process, we can observe that education has several aspects which includes formal and non-formal. Based on this, we can say that Financial Education is an important topic for critical thinking development, not only for students but as well teachers. This critical thinking development can lead teachers to use and open up the range of their capacities. In this sense, the school has a very important role, being able to contribute to the reality of students' lives in a very positive way. Based on this context, and assuming that this theme can arouse students' interest in mathematics, this work aims to propose for high school students a Didactic Sequence about the topic “Interest”. In order to prepare for the research we sought to answer the following question: What possible contributions of using a Didactic Sequence about the topic “Interest” brings to teaching Financial Education for high school students? To guide our studies, a qualitative research was chosen. In this sense, the development of this work took place through official documents and articles that discuss Financial Education, as well as Didactic Sequence. The Didactic Sequence was developed based on the studies of Zabala (1998) and the Nacional Comum Curricular Base (BNCC) as theoretical reference. We hope that this research brings teachers to use this method to accrete to the Teaching Learning process in classroom, bringing elements of everyday life so that students can relate to the world they live in, increasing their decision-making about personal and family financial matters, as well as their view of the world.
Palavras-chave: Educação financeira
Juros
Sequência didática
Educação
Education
Financial Education
Following teaching
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ensino Superior/Licenciatura
Citação: Jesus, Paulo Henrique da Conceição. Uma proposta de sequência didática para alunos do Ensino Médio: o ensino da educação financeira através da matemática. 2022.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduado em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Valença, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/433
Data do documento: 30-Nov-2022
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