Campus Jacobina Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/422
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Raíne Lóide Cardoso-
dc.date.accessioned2023-07-26T14:55:44Z-
dc.date.available2023-07-25-
dc.date.available2023-07-26T14:55:44Z-
dc.date.issued2022-12-03-
dc.identifier.citationSantos, Raine Lóide Cardoso. Sinais-termos na área da computação: Hardware e Software. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação). Campus Jacobina. Instituto Federal da Bahia: Jacobina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/422-
dc.description.abstractThe Brazilian Sign Language - LIBRAS is a language used by the deaf community and recognized by Law No. 10,436 of April 24, 2002, of spatial visual modality with its own structure and grammar. Taking into account the difficulty in finding didactic material in Libras in the field of computing, the objective of this research is to provide the Brazilian deaf community with access to term signs in the field of computing in Brazilian sign language, comprising two categories: Hardware and Software. Considering the importance of the language and the few academic productions in LIBRAS in the computer field, this research aims to contribute with the process of learning terms in the field of computing. The methodological procedures involved bibliographical research, listing and organizing terms and videos with QR Code, illustration of technical terms, photo of the signs, and final elaboration of terms. It is expected that the material produced becomes an instrument that can contribute to the process of teaching computing to the deaf community and also assist in the learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMaterial didático inclusivopt_BR
dc.subjectInclusive didactic materialpt_BR
dc.subjectSinais-termopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.subjectPoundspt_BR
dc.subjectTerm signspt_BR
dc.subjectComputingpt_BR
dc.titleSinais-termo na área da computação: Hardware e Softwarept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.ID06645841523pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Francisco Everaldo Cândido-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6754061045263689pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Francisco Everaldo de.-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6754061045263689pt_BR
dc.contributor.referee2Wanderlei, Yuri Bastos-
dc.contributor.referee3Oliveira, Maria Nacelha Ferreira-
dc.description.resumoA Língua Brasileira de Sinais - Libras é uma língua utilizada pela comunidade surda e reconhecida pela Lei No 10.436 de 24 de abril de 2002, de modalidade visual espacial com estrutura e gramática próprias. Levando em consideração a dificuldade em encontrar material didático em Libras no campo da computação, essa pesquisa tem como objetivo possibilitar à comunidade surda brasileira o acesso aos sinais-termo na área da computação na língua brasileira de sinais, composto por duas categorias: Hardware e Software. Considerando a importância da língua e as poucas produções acadêmicas em Libras no campo da informática, esta pesquisa visa contribuir com a aprendizagem de termos na área da computação. Os procedimentos metodológicos envolveram a pesquisa bibliográfica, listagem e organização dos termos e dos vídeos com QR Code, ilustração dos termos técnicos, foto do sinal e elaboração final dos sinais-termo. Espera-se que o material produzido se configure como um instrumento que possa contribuir para o ensino da computação à comunidade surda e auxiliar no processo de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ensino Superior/Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesNúmero da imagem e link do site 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11,12, 14, 18, 20, 22, 23, 33, 39, 40, 41, 42 e 44: https://pixabay.com 13: https://s2.glbimg.com/629EF- CYpapx39Fum5QsVXvqd2w=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2014/07/04/53 70968516_9ff93aee01_b.jpg 15: https://http2.mlstatic.com/cooler-intel-original-soquete-1150115111551156- promoco-D_NQ_NP_755281-MLB32287090695_092019-O.webp 16: https://guiadosmelhores.com.br/melhores-placas-de-video/ 17: https://img2.bgxcdn.com/thumb/large/2014/tanghong/01/SKU185948/SKU185948- 1.jpg 19: https://http2.mlstatic.com/computador-gabinete-pc-D_NQ_NP_798654- MLB26277476765_112017-F.jpg 21: https://www.lojatudo.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/602f0fa2c1f0d 1ba5e241f914e856ff9/c/a/cabo-de-for_a-tripolar-para-computador-1_5m-ilumi.jpg 24: https://www.gusleig.com/sos/wp- content/uploads/2018/03/original_macos_logo_redesigned_by_zapper3-da9gl56.png 25: https://www.win-rar.com/uploads/pics/rar-archive-8_12.png 26: https://s2.glbimg.com/4SFv2W4wbpUWjBBpjt_TZp- A6rk=/0x0:695x430/695x430/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2014/04/02/gimp_1.j pg 27: https:2%2C512&ssl=1 28: https://1.bp.blogspot.com/- ugrIK6CeQWY/VqjrUEWn4xI/AAAAAAAADfc/lpwZwae83xk/s1600/Pacote-Office- veja-onde-fazer-seu-curso.jpg 29: https://img.ibxk.com.br/2019/06/12/12133231577507.jpg?w=1120&h=420&mode= crop&scale=both 30: 33 https://s2.glbimg.com/4E0FeFkOCDXzoKZ5D-- QFzABdV4=/0x0:750x422/1000x0/smart/filters:strip_icc()/s.glbimg.com/po/tt2/f/or iginal/2018/05/15/powerpoint.png 31: https://s2.glbimg.com/PfI- 3byfPoWZ8QpX8xKPMbwNvGk=/0x0:620x336/1000x0/smart/filters:strip_icc()/s.glb img.com/po/tt2/f/original/2018/05/24/excel-excel-kommentare-drucken-excel-vba- function-mehrere-rckgabewerte.jpg 32: https://th.bing.com/th/id/OIP.o3B_dogdXRQYuaUcXj3qOgHaEE?pid=Api&rs=1 33: https://cdn.pixabay.com/photo/2015/05/19/07/44/browser-773215_960_720.png 34: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a5/Google_Chrome_ico n_%28September_2014%29.svg/768px- Google_Chrome_icon_%28September_2014%29.svg.png 35: https://pixabay.com/pt/photos/google-www-pesquisa-on-line-485611/ 36: http://pngimg.com/uploads/safari/safari_PNG31.png 37: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/1b/Internet_Explorer_9 _icon.svg/768px-Internet_Explorer_9_icon.svg.png 38: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/67/Firefox_Logo%2C_2 017.svg/512px-Firefox_Logo%2C_2017.svg.png 43: https://4.bp.blogspot.com/-TAXWBbbnAfk/VQ8Bgp1rMfI/AAAAAAAAFHg/6zR25RBJ- 00/s1600/Sem%2Bt%C3%ADtulo.png 34 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Artigo 2 do Decreto no 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002: Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras. Disponível em: <https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10891453/artigo-2-do-decreto-n- 5626-de-22-de-dezembro-de-2005>. Acesso em: 26 ago. 2021. CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte; TEMOTEO, Janice Gonçalves; MARTINS, Antonielle Cantarelli. Dicionário da Língua de Sinais do Brasil: A Libras em suas mãos. Vol. 1, Vol. 2. e Vol. 3. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019. QUADROS, R. M. de & KARNOPP, L. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. ArtMed: Porto Alegre, 2004. SENAI-Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e FIEMA-Federação das Indústrias do Estado do Maranhão: Programa SENAI de Ações Inclusivas. Glossário de Termos Técnicos em Libras: Curso Técnico em Informática. São Luís, 2016. 192 p.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Raíne Completo Versão Final com Produto.pdf4.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador