Campus Santo Amaro Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/405
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Jaguaracy Azevedo de-
dc.date.accessioned2023-06-16T18:11:25Z-
dc.date.available2023-06-15-
dc.date.available2023-06-16T18:11:25Z-
dc.date.issued2022-08-18-
dc.identifier.citationSouza, Jaguaracy Azevedo de. O ensino da computação nas séries iniciais do ensino fundamental nas escolas municipais de Santo Amaro. 2022. 36 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Computação, Campus Santo Amaro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Santo Amaro, Ba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/405-
dc.description.abstractThe present work portrays the importance of technology in the municipal schools of Santo Amaro, of the training of teachers in the technological area and how is the teaching of computing and the problems faced by school management. It aims to verify the laboratories, through field research from qualitative and quantitative approaches in the Municipal Department of Education and in selected municipal schools, in which, for the most part, the laboratory is either not working or there is no maintenance on the machines. The importance of technology in schools, which is essential for student learning, helping and promoting digital inclusion, is a fundamental part of this research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComputação - Estudo e ensino (Ensino Fundamental)pt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEscolas de Ensino Fundamental – Pesquisapt_BR
dc.subjectLaboratórios de informáticapt_BR
dc.subjectSanto Amaro (BA)pt_BR
dc.titleO ensino da computação nas séries iniciais do ensino fundamental nas escolas municipais de Santo Amaro.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3233464008261950pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Maria de Fátima Luz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0559705814438063pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Maria de Fatima Luz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0559705814438063pt_BR
dc.contributor.referee2Paixão, Suélen Gonçalves Queiroz da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4860068574253033pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Jaqueline Santos de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3082733537926103pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho retrata a importância da tecnologia nas escolas municipais de Santo Amaro, da formação dos docentes na área tecnológica e como está o ensino de computação e os problemas enfrentados pela gestão escolar. Tem como objetivo verificar os laboratórios, através da pesquisa de campo a partir de abordagens qualitativas e quantitativas na Secretaria Municipal de Educação e nas escolas municipais selecionadas, nas quais, em grande parte, o laboratório ou não está funcionando ou inexiste manutenção nas máquinas. A importância da tecnologia nas escolas que é essencial ao aprendizado dos discentes, auxiliando e promovendo a inclusão digital que é parte fundamental nesta pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ensino Superior/Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Jaguaracy_LC.pdfTCC_Jaguaracy_LC_20221.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador