Campus Jequié Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
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dc.creatorSilva, Amanda Nery da-
dc.date.accessioned2023-05-23T17:23:18Z-
dc.date.available2023-05-23T17:23:18Z-
dc.date.issued2021-07-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/377-
dc.description.abstractThis paper discusses the monitoring activity for students with disabilities. It aims to analyze how the experiences developed through discipline monitoring, with students with disabilities, reverberate in the professional training of monitors. To this end, it refers to learning as a thought that occurs when there are challenges, education as a human formation and it relates to the concept of experience as everything that leaves marks of learning. This is a case study, with a qualitative approach, which takes into account a specific context within this thematic that is more. As a tool for approximating information, the semi-structured interview was used, conducted with student monitors from the State University of Southwest Bahia (UESB) who exercise / have exercised the monitoring activity with students with disabilities also from UESB and who are attended at the Inclusive Actions Center for People with Disabilities (NAIPD) of the institution. We identified actions that facilitate learning beyond content, education based on the concept of human formation, in addition to the positive impact of learning problematization experiences for the monitors during the monitoring activity in contact with students with disabilities. The monitors concluded, after contact and listening to the voices of the monitored students, that these people are able to achieve their goals and advance their studies based on actions that promote accessibility, based on respect for their individualities and subjectivities. In addition, the development of understanding about the importance of the perspective of building an inclusive education is highlighted.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperiências de aprendizagempt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectMonitoriapt_BR
dc.titleExperiências de aprendizagem na prática da monitoria para estudantes com deficiência na educação superiorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8820858577065906 Endereçopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, André Luis da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8413103313132249pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sousa, Valdirene Santos Rocha-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2033015847464269pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho discute sobre a atividade de monitoria para estudantes com deficiência. Tem como objetivo analisar como as experiências desenvolvidas através da monitoria de disciplina, junto aos estudantes com deficiência, reverberam na formação profissional dos monitores. Para tanto, refere-se à aprendizagem enquanto pensamento que ocorre quando há encontros com desafios, a educação enquanto formação humana e relaciona com o conceito de experiência como tudo aquilo que deixa marcas de aprendizagem. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, que leva em conta um contexto específico dentro dessa temática que é mais. Como instrumento para aproximação das informações foi utilizada a entrevista semiestruturada, realizada com discentes monitores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) que exercem/exerceram a atividade de monitoria com estudantes com deficiência também da UESB e que são atendidos no Núcleo de Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência (NAIPD) da instituição. Identificou-se ações facilitadoras de uma aprendizagem para além do conteúdo, de uma educação a partir da concepção de formação humana, além do impacto positivo das experiências de problematização da aprendizagem para os monitores durante a atividade de monitoria no contato com os estudantes com deficiência. Os monitores concluíram, após o contato e a escuta das vozes dos estudantes monitorados, que essas pessoas são capazes de alcançar os seus objetivos e de avançarem nos seus estudos a partir de ações que promovam a acessibilidade, baseado no respeito às suas individualidades e subjetividades. Além disso, destaca-se o desenvolvimento da compreensão sobre a importância da perspectiva da construção de uma educação inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós Graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
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