Campus Salvador Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/356
metadata.dc.type: Dissertação
Título: Simulação da aplicação de um compósito polimérico reforçado com fibra de licuri (syagrus coronata) em estruturas de cadeiras de rodas
metadata.dc.creator: Silva, Aécio Cleber Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Tharsia Cristiany de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Tharsia Cristiany de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Thercio Henrique de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee3: Leão, Mirtânia Antunes
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Silvando Vieira dos
metadata.dc.description.resumo: O estudo de compósito por meio da simulação computacional tem sido uma alternativa interessante, devido ao grande destaque que esse material vem recebendo atualmente. É de grande interesse da indústria a otimização de modelos confiáveis de materiais o suficiente para utiliza-los em protótipos e explorar virtualmente uma infinidade de possibilidades de composições e respostas às solicitações mecânicas. A modelagem computacional adequada para cadeira de rodas manual (CRM) nestas condições pode auxiliar no planejamento da composição final do compósito, uma vez que é possível avaliar a influência da concentração e orientação de determinados constituintes no comportamento global deste. A presente pesquisa tem como objetivo estudar a viabilidade da aplicação do Poliéster Orto-Tereftálico Reforçado com Fibra de Licuri (PORFL) na estrutura das cadeiras de rodas. Dois materiais foram submetidos à simulação computacional, sendo que o aço e o polímero (matriz do compósito) foram simulados para três modelos de CRM, com a finalidade de escolher um modelo para realização da simulação considerando o PORFL. Essas CRM foram submetidas a um carregamento de 2450N, para saber como se comportariam em relação às tensões de Von Mises (carga é distribuída pela estrutura da cadeira de rodas) e a deformação por deflexão (comportamento em deformação diante da carga aplicada). O modelo da CRM escolhido é determinado pela quantidade de pessoas que tem acesso a esse equipamento e como também pela alta tensão desenvolvida, que é de 105,29MPa para o modelo 1. Os resultados apresentam-se satisfatórios para o PORFL, pois se considerada a otimização da estrutura da CRM, o valor da tensão desenvolvida diminuiu de 104,86MPa (modelo real) para 3,0MPa (modelo otimizado). Em relação à deformação por deflexão foi reduzida de 8,82mm (modelo real) para 0,30mm (modelo otimizado). Assim, considera-se que este material pode ser utilizado na fabricação de estruturas das CRM, destacase ainda a possibilidade de serem realizados mais estudos para aplicação do mesmo.
Resumo: The study of composite through computational simulation has been an interesting alternative because of the emphasis this material is receiving lately.There is a huge industry interest in the optimization of reliable models of enough materials to use in prototips and virtually explore an infinity of possibilities of compositions and answers to the mechanical demands. The computational modeling suitable for the manual wheelchair (CRM) in these conditions can help in the planning of the final composition of the composite, once it is possible to evaluate the influence of concentration and orientation of certain constituents in the global behavior of this. The goal of the present research is to study the viability of the Poliéster Orto-Tereftálico Reforçado com Fibra de Licuri (PORFL) application in the wheelchair structure.Two materials were submitted to computational simulation, the polymer and the steel (composite matrix) were simulated for three CRM models, the goal was to select only one model for the simulation considering the PORFL. Those CRM were submitted to 2450N, to know how they would behave in relation to the Von Mises stress ( The charge is delivered for the structure of the wheelchair) and the deflection strain( behavior in deformation through applied charge). The CRM selected model is determined by the amount of people who have access to this equipment and also by the developed high tension, which is of 105,29MPa to the model 1. The results are satisfactory for the PORFL, because when the CRM structure optimization is considered, the developed tension value decreased from 104,86MPa (real model) to 3,0MPa (optimized model). The deflection strain was reduced from 8,82mm (real model) to 0,30mm (optimized model). So It's considered that this material can be used in the fabrication of CRM structures. Also, there is the possibility of new studies for the application.
Palavras-chave: Compósito polimérico
Fibra de licuri
Simulação computacional
Elementos finitos
Cadeira de rodas
Polymeric Composite
Licuri Fiber
Computational Simulation
Finite Elements
Wheelchair
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais(PPGEM)
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais (PPGEM)
Citação: SILVA, Aecio Cleber Santos. Simulação da aplicação de um compósito polimérico reforçado com fibra de licuri (syagrus coronata) em estruturas de cadeiras de rodas. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Salvador, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/356
Data do documento: 29-Dez-2022
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