Campus Salvador Dissertações
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metadata.dc.type: Dissertação
Título: O jogo na perspectiva educacional como forma lúdica de discussão sobre a hegemonia cultural
metadata.dc.creator: Gomes, Renata Machado
metadata.dc.contributor.advisor1: Rios, Jocelma Almeida
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Diniz, Marcelo Vera Cruz
metadata.dc.contributor.referee1: Rios, Jocelma Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Diniz, Marcelo Vera Cruz
metadata.dc.contributor.referee3: Reis, Leonardo Rangel dos
metadata.dc.contributor.referee4: Silva Junior, Ivan de Matos e
metadata.dc.contributor.referee5: Oliveira, Alexandre Santos de
metadata.dc.description.resumo: Os jogos estão inseridos em nossa cultura da mesma forma que são agentes transformadores dela. Numa cultura digital, os jogos digitais apresentam potencialidades educativas e comunicativas para a atual geração de estudantes, principalmente quando voltado para a educação integral. Porém, o cenário brasileiro de criação de jogos conta com um cenário de importação de tecnologias e jogos com a temática que não representam valores culturais nacionais, mas remetem a culturas estrangeiras. Isto é uma contradição, já que os jogos carregam a identidade cultural do local onde é produzido e de quem o produz. Para entender porque isso ocorre, utilizamos os conceitos de tecnologia, cultura e design. Assim, esta dissertação tem como objetivo discutir sobre o papel dos jogos digitais para uma educação omnilateral, utilizando a contra-hegemônia e design vernacular a fim de promover a valorização da cultura popular. Como conclusão da análise, instigamos professores e estudantes da EPT em jogos digitais para discutir o que pode ser feito para a elaboração de jogos que possuam uma identidade cultural local, com o auxílio de um e-book produzido a partir do resultado da pesquisa.
Resumo: Games are embedded in our culture in the same way that they are transforming agents of it. In a digital culture, digital games have educational and communicative potential for the current generation of students, especially when focused on integral education. However, the Brazilian scenario of game creation has a scenario of importation of technologies and games with the theme that do not represent national cultural values, but refer to foreign cultures. This is a contradiction, since games carry the cultural identity of the place where they are produced and who produces them. To understand why this happens, we use the concepts of technology, culture and design. Thus, this dissertation aims to discuss the role of digital games for an omnilateral education, using counter-hegemony and vernacular design in order to promote the appreciation of popular culture. As a conclusion of the analysis, we instigated EPT teachers and students in digital games to discuss what can be done for the development of games that have a local cultural identity, with the help of an e-book produced from the research result.
Palavras-chave: Jogo digital
Contra-hegemonia
Tecnologia digital
Design vernacular
Educação
Digital game
Counter-hegemony
Digital technology
Vernacular design
Eucation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica(ProfEPT)
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: GOMES, Renata Machado. O Jogo na perspectiva educacional como forma lúdica de discussão sobre a hegemonia cultural. Dissertação ( Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Salvador, 2022,
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/354
Data do documento: 5-Out-2022
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