Campus Salvador Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Fábio Ribeiro dos-
dc.creatorGualberto, Ricardo Santos-
dc.date.accessioned2023-02-02T22:53:03Z-
dc.date.available2023-01-12-
dc.date.available2023-02-02T22:53:03Z-
dc.date.issued2022-11-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Fábio Ribeiro dos; GUALBERTO, Ricardo Santos. Tratamento acústico para a melhoria do aprendizado nas salas de aprendizagem do Bloco D, IFBA – Campus Salvador. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Edificações) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia –Campus Salvador, Salvador, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/347-
dc.description.abstractEnvironmental comfort is an increasingly discussed subject in architecture and construction currently, due to the greater need to think about the spaces integrated to the types of comfort, such as lighting, acoustic, thermal and functional. Therefore, in In the case of schools, this agenda would not be different, learning spaces are important for the academic, professional and social formation that individuals receive. In view of this, the present work sought to analyze the acoustic conditions of block D, IFBA - campusSalvador, highlighting the rooms of class D-105, D-106, D-205 and D-206. Bringing a continuation of the work done by Medrado and Santana, entitled “Environmental comfort in school architecture, a study applied to the classrooms of block “D” of the IFBA-campus Salvador”. Aiming complement the project solutions elaborated by the students, the current proposal sought to expand the area of ​​action, also intervening in the living space main campus and on the facade of block D, under the need to maximize the acoustic comfort of the roomspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectSalas de aulapt_BR
dc.subjectTratamento acústicopt_BR
dc.subjectConforto acústicopt_BR
dc.titleTratamento acústico para a melhoria do aprendizado das salas do bloco D, IFBA: campus Salvadorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Hellman, Fernanda Tayssa Alves-
dc.contributor.advisor1ID9919697938723419pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9919697938723419pt_BR
dc.contributor.referee1Hellman, Fernanda Tayssa Alves-
dc.contributor.referee2Souza Filho, Almir Costa-
dc.contributor.referee3Leite, Regina Maria cunha-
dc.contributor.referee3ID8094697818585987pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8094697818585987pt_BR
dc.description.resumoO conforto ambiental é assunto cada vez mais discutido na arquitetura e na construção civil atualmente, pela maior necessidade de se pensar nos espaços integrados aos tipos de conforto, como o lumínico, acústico, térmico e funcional. Sendo assim, no caso das escolas, essa pauta não seria diferente, os espaços de aprendizagem são importantes pela formação acadêmica, profissional e social que os indivíduos recebem. Tendo em vista isso, o presente trabalho buscou fazer uma análise das condições acústicas do bloco D, IFBA - campusSalvador, destacando as salas de aula D-105, D-106, D-205 e D-206. Trazendo uma continuação do trabalho realizado por Medrado e Santana, intitulado “O conforto ambiental na arquitetura escolar, um estudo aplicado às salas de aula do bloco “D” do IFBA- campus Salvador”. Visando complementar as soluções projetuais elaboradas pelas discentes, a atual proposta buscou ampliar a área de atuação, intervindo também no espaço de convivência principal do campus e na fachada do bloco D, sob a necessidade de maximizar o conforto acústico das salas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ensino Técnicopt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
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