Campus Salvador Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNogueira, Ítalo Matheus de Souza-
dc.creatorBastos, Maria Beatriz Moura-
dc.creatorOliveira, Melanie Santos de-
dc.date.accessioned2023-01-23T18:34:40Z-
dc.date.available2022-12-13-
dc.date.available2023-01-23T18:34:40Z-
dc.date.issued2022-11-05-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, I.M.; MOURA, M.B.; OLIVEIRA, M.S. Estudo de Implementação de Software de Modelagem BIM 3D no Curso Técnico de Edificações do IFBA, Campus Salvador. Trabalho de Conclusão de Curso ( Curso Técnico em Edificações) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Salvador, Salvador, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/342-
dc.description.abstractThe Building Information Modeling - also known by its acronym, BIM - is a rising technology in the field of Architecture, Engineering and Construction in Brazil. However, there is still a lack of the application of said technology to the academic sphere, particularly at the technical level, in Brazil. In this work aims to carry out a study of implementation of a BIM 3D modeling software in the Technical Course of Buildings of IFBA, analyzing - from the student’s perspective - if this scenario would be feasible. The problem comes from the students' questions about a possible migration from CAD to BIM as a form of graphic representation of architectural projects. In order to carry out this investigation, the participant-research methodology was used to emulate the possible experience of a student who is already immersed in the technical learning of Buildings containing the BIM Methodology in their Pedagogical Course Project, using the Autodesk Revit platform. The results show that the skills required from students to perform 3D modeling of a project using BIM software are present in the Course Curricular Matrix. It also answers that the implementation of such software in the discipline of Architectural Design will occur if learning is focused only on building familiarity with the platform and its commands.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectBIMpt_BR
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.subjectImplementaçãopt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectRevit 3Dpt_BR
dc.subjectImplementationpt_BR
dc.subjectModelingpt_BR
dc.titleEstudo de Implementação do Software de Modelagem BIM 3D no Curso Técnico de Edificações do IFBA, Campus Salvadorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Michele dos Anjos de-
dc.contributor.advisor1ID7749060819460311pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7749060819460311pt_BR
dc.contributor.referee1Santana, Michele dos Anjos de-
dc.contributor.referee2Hellman, Fernanda Tayssa Alves-
dc.contributor.referee3Leite, Regina Maria Cunha-
dc.description.resumoA Modelagem da Informação da Construção - ou Building Information Modeling-BIM, em inglês - é uma tecnologia em ascensão no âmbito da Arquitetura, Engenharia e Construção no Brasil. Contudo, ainda percebe-se uma carência desta tecnologia aplicada ao âmbito acadêmico, particularmente em nível técnico, no Brasil. Neste trabalho, realizou-se um estudo de implementação de um software de modelagem BIM 3D no Curso Técnico de Edificações do IFBA, analisando - a partir da perspectiva de discentes - se este cenário seria factível. A problemática partiu dos questionamentos dos(as) estudantes da disciplina de Desenho Arquitetônico sobre uma possível migração do CAD para o BIM como forma de representação gráfica de projetos arquitetônicos. Para realização da investigação, utilizou-se da metodologia da pesquisa-participante a fim de emular a possível experiência de um(a) estudante já imerso(a) no aprendizado técnico de Edificações contendo a Metodologia BIM em seu Projeto Pedagógico de Curso, utilizando a plataforma Autodesk Revit. Os resultados demonstraram que as habilidades requeridas dos discentes para a realização da modelagem 3D de um projeto em software BIM estão presentes na Matriz Curricular do Curso. Assim como respondeu que a implementação de tal software na disciplina de Desenho Arquitetônico ocorrerá caso o aprendizado esteja focado apenas em construir uma familiaridade com a plataforma e seus comandos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ensino Técnicopt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
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