Campus Salvador Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/341
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo e diagnóstico das patologias nas instalações da rede de água fria do IFBA - Campus Salvador
metadata.dc.creator: Santos, Julia Carvalho
Lima, Larissa Rodrigues
Barbosa, Tâmara Guimarães
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Marion Cunha Dias
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Marion Cunha Dias
metadata.dc.contributor.referee2: Guimarães, Marilda Ferreira
metadata.dc.contributor.referee3: Gomes Júnior, Walter Alves
metadata.dc.description.resumo: O sistema de instalação predial é um dos que, por recorrência, apresenta mais problemas patológicos, contraditoriamente, é um dos que recebem menor atenção no projeto e, por parte dos engenheiros, na sua execução. Nesse contexto, onde ocorrem com maior incidência essas anomalias, são nas instalações hidráulicas, tendo como problemas mais frequentes vazamentos, infiltrações, pressão insuficiente, descolamento de revestimentos, ruídos, vibrações e até comprometimento das estruturas. Compreende-se que o estudo das patologias e o diagnóstico da rede hidráulica do IFBA, campus Salvador, poderá contribuir para o melhor desempenho e funcionamento, de forma que atenda às exigências da ABNT NBR 5626:1998. Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento de estudo no campo das patologias presentes nas instalações hidráulicas desta instituição, através de um diagnóstico da rede, de modo que possa contribuir para uma manutenção adequada do campus; como uma melhor viabilização da rede. Ao realizar a identificação das instalações hidráulicas prediais desta instituição, observou-se que há em toda sua rede muitas intervenções improvisadas sem um projeto e acompanhamento adequado de um engenheiro ou técnico responsável. As intervenções são feitas pelo setor de manutenção com o objetivo de sanar os problemas emergenciais. Sem um diagnóstico se torna inviável a realização de um planejamento para compras de material e tudo que envolve a manutenção de forma preventiva. Para além de tudo isso, adiciona-se um ambiente insalubre aos seus usuários quando entram em contato com umidades não previstas nas instalações devido a uma manutenção inadequada.
Resumo: nnn
Palavras-chave: Patologias
Manutenção
Sistema predial de água fria
Economia de água
IFBA
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ensino Técnico
Citação: SANTOS, Júlia Carvalho; LIMA, Larissa Rodrigues; BARBOSA, Tâmara Guimarães. Estudo e diagnóstico das patologias nas instalações da rede de água fria do IFBA - Campus Salvador. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Edificações) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Salvador, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/341
Data do documento: 1-Nov-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
folha de aprovação-Julia,Larissa,Tamara.pdffolha de aprovação144.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC_Estudo e diagnóstico das patologias_Julia,Larissa,Tamara.pdfTrabalho de conclusão de curso8.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador