Campus Salvador Dissertações
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento Júnior, Albertino Ferreira-
dc.date.accessioned2022-11-30T16:45:36Z-
dc.date.available2022-11-04-
dc.date.available2022-11-30T16:45:36Z-
dc.date.issued2018-02-20-
dc.identifier.citationNASCIMENTO JÚNIOR, Albertino Ferreira. Formação de professor não licenciado: desafio estratégico da Educação profissional. Dissertação ( Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/322-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado da Bahia - UNEBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectPedagogia histórico-críticapt_BR
dc.titleFormação de professor não licenciado: desafio estratégico da educação profissionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.ID0065457932434514pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0065457932434514pt_BR
dc.contributor.advisor1Leiro, Augusto César Rios-
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dc.contributor.referee1Leiro, Augusto Cesar Rios-
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dc.contributor.referee2Moura, Dante Henrique-
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dc.contributor.referee3Venturini, Micheli-
dc.contributor.referee3ID6726299817244391pt_BR
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dc.contributor.referee4Machado, Célia Tanajura-
dc.contributor.referee4ID8384703890774819pt_BR
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dc.description.resumoTrata-se de um estudo de natureza qualitativa que torna a dialética como referencia fundante da investigação da realidade e resulta de pesquisa realizada no mestrado do programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC) da universidade do Estado da Bahia (UNEB). O Locus da pesquisa foi o campo de Salvador do Instituto Federal de Educação, ciências e Tecnologia da Bahia (IFBA). Nesse Campus o quadro docente do ensino médio integrado a Educação Profissional apresenta um percentual de 45,9% de professores não licenciado, sujeitos desta pesquisa. No Brasil para atuar como docente na educação básica a formação mínima exigida é a licenciatura. Por determinação da Resoluçãon°06/2012 do Conselho Nacional de Educação, os professores não licenciados precisam ter formação pedagógica até o final do ano 2020. Diante deste cenário e considerando a pedagogia Histórico-crítica como base do projeto Político Institucional do IFBA, a presente pesquisa teve o intento de identificar quais os saberes necessários para o projeto formativo de professores não licenciados que atuam nos cursos do Ensino médio Integrado a Educação Profissional no IFBA/Campus de Salvador. Assim, constituiu-se como objetivos específicos da pesquisa: a) Analisar as necessidades didático-pedagógicas em diferentes áreas do conhecimento humano, dos professores não licenciados do IFBA que atuam no EMI; b) Descrever saberes necessários á realização do trabalho dos professores não licenciados nas turmas do EMI; c) Identificar, além dos saberes, outros componentes curriculares que devem compor um projeto formativo de professores não licenciados, levando em consideração as demandas apresentadas pelos próprios professores sua trajetórias, o Projeto Pedagógico Instituição (PPI) do IFBA E A LEGISLAÇÃO DA Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). No desenvolvimento desta pesquisa, utilizamos diferentes fontes de estudos. Realizamos um levantamento de informações no barco de dissertações e teses nos repositórios dos Programas de Pó-graduação em Educação da UNEB e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para reconhecer os estudos desenvolvidos que entrecruzavam formação de professor com educação profissional. A Pesquisa documental propiciou ainda lançar mão de informações acerca da legislação relativa à Educação Profissional e dos regimentos institucionais da IFBA. O quantitativo de professores não licenciados foi levantado junto aos departamentos Acadêmicos do campus em questão. Ao lado do levantamento documental a colheita de informações, sobre a formação pedagógica dos docentes não licenciados, dialogou com os sujeitos investigados através de um questionário rio misto, aplicado eletronicamente. Ficou evidente na pesquisa em tela o relevo do fortalecimento do campo da formação docente para atuar nos cursos técnicos coo desafio estratégico para o desenvolvimento científico e tecnológico da educação profissional no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEDUC - DEDC- CAMPUS Ipt_BR
dc.publisher.initialsUNEBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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