Campus Valença Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/302
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Davi da Conceição-
dc.date.accessioned2022-11-18T17:51:56Z-
dc.date.available2019-12-17-
dc.date.available2022-11-18T17:51:56Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/302-
dc.description.abstractThis work is entitled: from lectures to the use of learning objects: a look at the educational practice in computing teaching, sought to understand how learning objects streamline and assist the educational practice in teaching technical subjects of the degree in computing. As specific objectives: Understand and conceptualize learning objects from the perspective of computer teaching; analyze the educational practice in the teaching-learning process of the technical disciplines of computing; compare traditional classes with classes aided by learning objects. For this, we used qualitative and bibliographic research that was consolidated in an action research conducted at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia Campus Valença, in the disciplines of Data Structure and Database where the learning objectives could be inserted. during classes and infer about their importance, not only as tools that make the classes more dynamic, but can help the learning process. Learning objects are important as instruments that facilitate the concretization of the contents approached in the purely expository classes, serving as anchors that help the learning process at the time that demands from the educator new looks before the educational practice. It was possible to conclude through this work that learning objects can be used as tools to make the lectures, essentially expository, more dynamic and facilitating the learning of contents that sometimes are presented only subjectivelypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEnsino de computaçãopt_BR
dc.titleDe aulas expositivas à utilização de objetos de aprendizagem: um olhar sobre a prática educativa no ensino da computaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8626238443266747pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8626238443266747pt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Eliete da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8614544942928662pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8614544942928662pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho que tem como título: De aulas expositivas à utilização de objetos de aprendizagem: um olhar sobre a prática educativa no ensino da computação, buscou compreender de que forma os objetos de aprendizagem dinamizam e auxiliam a prática educativa no ensino de disciplinas técnicas da licenciatura em computação. Como objetivos específicos: Compreender e conceituar os objetos de aprendizagem na perspectiva do ensino da computação; analisar a prática educativa no processo de ensino aprendizagem das disciplinas técnicas da computação; comparar aulas tradicionais com aulas auxiliadas por objetos de aprendizagem. Para tanto se utilizou de pesquisa qualitativa e bibliográfica que se consolidou em uma pesquisa-ação realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Valença, nas disciplinas de Estrutura de dados e Banco de dados onde se pôde inserir os objetivos de aprendizagem durante as aulas e inferir sobre a importância dos mesmos, não apenas como instrumentos que tornam as aulas mais dinâmica, como podem auxiliar o processo de aprendizagem. Os objetos de aprendizagem são importantes como instrumentos que facilitam a concretização dos conteúdos abordados nas aulas puramente expositivas, servindo como âncoras que auxiliam o processo de aprendizagem ao tempo que exige do educador novos olhares diante da prática educativa. Foi possível concluir através deste trabalho que os objetos de aprendizagem podem serem usados como ferramentas para torna as aulas, essencialmente expositivas, mais dinâmica e facilitando a aprendizagem de conteúdos que por vezes são apresentados apenas de modo subjetivopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ensino Superior/Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DAVI DA CONCEIÇÃO.pdfTCC830.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador