Campus Valença Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A influência dos jogos digitais na aprendizagem matemática: uma análise bibliométrica
metadata.dc.creator: Sena, Robson Palma Nascimento de
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Adriana Melo
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Adriana Melo
metadata.dc.contributor.referee2: Conceição, Lúcio Andrade da
metadata.dc.contributor.referee3: Cambruzzi, Eduardo
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliométrica com o objetivo de analisar os elementos da literatura acadêmica que demonstram a influência dos jogos digitais na aprendizagem matemática de estudantes da Educação Básica. A consulta aos dados se deu em maio de 2022 e o tratamento dos dados encontrados entre os anos de 2019 e 2021 resultaram numa breve discussão em torno da influência das mídias digitais nos paradigmas educacionais da sociedade contemporânea. Foram destacadas as principais dificuldades encontradas no ambiente da sala de aula marcado pelo despreparo do sistema educacional para entender o tipo de conhecimento construído na “sociedade em rede” e reafirmou-se as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como importantes ferramentas que, se usadas de forma planejada, são capazes de ressignificar o processo de ensino e aprendizagem.
Resumo: The present work is a bibliometric research with the objective of analyzing the elements of the academic literature that demonstrate the influence of digital games in the mathematical learning of students of Basic Education. The consultation of the data took place in May 2022 and the treatment of the data found between the years 2019 and 2021 resulted in a brief discussion about the influence of digital media on the educational paradigms of contemporary society. The main difficulties encountered in the classroom environment marked by the educational system's unpreparedness to understand the type of knowledge built in the "network society" were highlighted and the Digital Information and Communication Technologies (TDIC) were reaffirmed as important tools that, if used in a planned way, they are capable of re-signifying the teaching and learning process.
Palavras-chave: Jogos digitais
Aprendizagem matemática
Educação básica
Bibliometria
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ensino Superior/Licenciatura
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/296
Data do documento: 22-Jul-2022
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