Campus Porto Seguro Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/291
metadata.dc.type: Dissertação
Título: Unidade de conservação, câmara temática de educação ambiental e diálogos com Espinosa: rumo às sociedades sustentáveis?
Título(s) alternativo(s): Conservation unit, thematic chamber of environmental education and dialogues with Espinosa: towards sustainable societies?
metadata.dc.creator: Silva, Gabriela Albuquerque Lucio da
metadata.dc.contributor.advisor1: Marcolin, Catarina da Rocha
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Costa-Pinto, Alessandra Buonavoglia
metadata.dc.contributor.referee1: Leite, Alex Sandro
metadata.dc.contributor.referee2: Bernardes, Marcos Eduardo Cordeiro
metadata.dc.contributor.referee3: Sorrentino, Marcos
metadata.dc.description.resumo: Com a crise da modernidade, ditada pelo consumo alienante e uso inconsequente dos recursos naturais, políticas públicas ambientais foram necessárias para mediar a relação entre a natureza e a sociedade. Consideram-se o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC e a Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA duas dessas políticas. Neste trabalho, temos o estudo de caso de uma Unidade de Conservação - UC classificada como Parque Nacional (PARNA): o Parque Nacional do Pau Brasil (PNPB). Nosso objetivo geral é contribuir para a construção de sociedades sustentáveis através da análise de possíveis nexos entre a constituição de um colegiado socioambiental – Câmara Temática de Educação Ambiental (CTEA) – de uma Unidade de Conservação e o aumento da potência de agir deste coletivo e dos envolvidos no processo de sua constituição e de seu funcionamento. Potência de agir é um conceito trazido pelo filósofo holandês Espinosa, e constitui-se como referencial teórico analítico da pesquisa. A metodologia adotada foi o estudo de caso e foram usadas as seguintes ferramentas: triangulação, análise documental, entrevistas narrativas e a análise textual discursiva. Assim, respondemos à pergunta problema deste trabalho: “A constituição de um colegiado socioambiental, em uma Unidade de Conservação, pode aumentar a potência de agir dos envolvidos nesse processo?” Observamos através da análise dos resultados que sim é possível, porém houve e ainda há muitos desafios a serem superados. Como a falta de comunicação, a sobrecarga dos gestores da UC, além do desmonte da política ambiental pelo governo federal e a pandemia, dentre outros, que dificultaram muito as atividades da CTEA durante o período da pesquisa. Constatamos a relação direta entre a participação protagonística e a potência de agir, gerando uma aproximação entre a UC e a comunidade de seu entorno. Verificamos ainda que, quando se oportunizam espaços de diálogo e participação em uma UC, ocorrem diversos desdobramentos positivos para as pessoas envolvidas. Aumentando a confiança dessas e, consequentemente, daí advêm desdobramentos positivos para a UC, como a elaboração e/ou execução de projetos socioambientais realizados por esses atores, agora potencializados. Essa pesquisa se constitui em uma possível ferramenta no auxílio para a construção de uma transição para sociedades sustentáveis, na qual todos e todas são atores participativos
Resumo: With the crisis of modernity, dictated by alienating consumption and reckless use of natural resources, environmental public policies were needed to mediate the relationship between nature and society. The National System of Conservation Units – SNUC and the National Environmental Education Policy – PNEA are considered to be two of these policies. In this work, we have as study area a Protected Area classified as a National Park (PARNA): the Pau Brasil National Park (PNPB). Our general objective is to contribute to the construction of sustainable societies through the analysis of possible links between the constitution of a socio-environmental collegiate - Thematic Chamber of Environmental Education (CTEA) - of a Protected Area and the increase in the power of action of this collective and of the involved in its founding and operation process. Power to act is a concept that was elaborated by the philosopher Spinoza, with that, we carried out the analysis of the results from the perspective of his philosophy. To implement the methodology, we adopted the case study and the following tools: triangulation, document analysis, narrative interviews and discursive textual analysis. Thus, we answer the problem question of this work: “Can the foundation of a socio-environmental collegiate, in a Protected Area, increase the power of action of those involved in this process?” We observed through the analysis of the results that it is possible, but there were and still are many challenges to be overcome such as the lack of communication, the overload of the Protected Area managers, in addition to the environmental political dismantling and the pandemic that made CTEA's activities very difficult during the survey period. We found the direct relationship between participation and the power to act, reflecting in an approximation between the UC and the surrounding community. We also verified that when spaces for dialogue and participation are provided in a UC, several positive developments occur for the people involved, increasing their confidence and consequently positive developments for the Protected Area through socio-environmental projects carried out by these actors, now powerful. This research constitutes a possible tool in helping to build sustainable societies, in which everyone is a participatory actor
Palavras-chave: Educação ambiental crítica
Critical environmental education
Potência de agir
Power to act
Políticas públicas
Public policies
Porto Seguro
Porto Seguro
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Programa Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA)
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA)
Citação: SILVA, Gabriela Albuquerque Lucio da. Unidade de conservação, câmara temática de educação ambiental e diálogos com Espinosa: rumo às sociedades sustentáveis? Dissertação. (Mestrado em Ciências e Tecnologias Ambientais). Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Sul da Bahia e ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Universidade Federal do Sul da Bahia, Porto Seguro, BA, 2022
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/291
Data do documento: 28-Jul-2022
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriela Albuquerque Lucio da Silva.pdfDissertação4.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador