Campus Valença Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/276
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAssis, João Matheus Santos-
dc.date.accessioned2022-11-01T20:45:48Z-
dc.date.available2022-11-01-
dc.date.available2022-11-01T20:45:48Z-
dc.date.issued2018-12-06-
dc.identifier.citationASSIS, João Matheus Santo. Um estudo dos números complexos e quaterniônicos utilizando o software GeoGebra. 2018.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduado em Licenciatura de Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Valença, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/276-
dc.description.abstractThe present work explores the complex and quaternionic number sets using a historical, algebraic and geometric approach. GeoGebra software is used to perform the geometric study, which is a technology with great potential in teaching mathematics. With GeoGebra, the study of certain properties and operations was facilitated, allowing a more significant and dynamic analysis of the studied sets. In relation to history, it were approached the contributions from Scipione Del Ferro (who first deduced a formula for the cubic ones) to Gibbs and Heaviside (that with its vectorial system rivaled the quaternions of Hamilton). The methodology used was the bibliographical research. The main sources consulted were Profmat's dissertations and consecrated books on mathematics. In the consulted database were found multiple proposals for the teaching of complex numbers. As for the quaternions, there are few dissertations on the subject.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectNúmeros complexospt_BR
dc.subjectQuatérnionspt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectLicenciatura em matemáticapt_BR
dc.titleUm estudo dos números complexos e quaterniônicos utilizando o software GeoGebrapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ohl, Wilson José-
dc.contributor.advisor-co1Dias, Elaine Santos-
dc.contributor.referee1Ohl, Wilson José-
dc.contributor.referee2Dias, Elaine Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8062324310374481pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Diogo Soares Dórea da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3929923549288500pt_BR
dc.contributor.referee4Vilas Bôas, Jamille-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3517701646136868pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho explora os conjuntos dos números complexos e quaterniônicos utilizando uma abordagem histórica, algébrica e geométrica. Para realizar o estudo geométrico é utilizado o software GeoGebra, que é uma tecnologia com grandes potencialidades no ensino de matemática. Com o GeoGebra, o estudo de certas propriedades e operações foi facilitado, permitindo uma análise mais significativa e dinâmica dos conjuntos estudados. Em relação à história, foram abordadas as contribuições de Scipione Del Ferro (quem primeiro deduziu uma fórmula para as cúbicas) a Gibbs e Heaviside (que com seu sistema vetorial rivalizaram com os quatérnions de Hamilton). A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. As principais fontes consultadas foram dissertações do Profmat e livros consagrados de matemática. No banco de dados consultado foram encontradas múltiplas propostas para o ensino dos números complexos. Já sobre os quatérnions, poucas são as dissertações que versam sobre a temática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ensino Superior/Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JOÃO MATHEUS.pdfTCC1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador