Campus Valença Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/273
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: De aulas expositivas à utilização de objetos de aprendizagem: um olhar sobre a prática educativa no ensino da computação
metadata.dc.creator: Brito, Davi da Conceição
metadata.dc.contributor.advisor1: Barros, Eliete
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho que tem como título: DE AULAS EXPOSITIVAS À UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM: um olhar sobre a prática educativa no ensino da computação, buscou compreender de que forma os objetos de aprendizagem dinamizam e auxiliam a prática educativa no ensino de disciplinas técnicas da licenciatura em computação. Como objetivos específicos: Compreender e conceituar os objetos de aprendizagem na perspectiva do ensino da computação; analisar a prática educativa no processo de ensino aprendizagem das disciplinas técnicas da computação; comparar aulas tradicionais com aulas auxiliadas por objetos de aprendizagem. Para tanto se utilizou de pesquisa qualitativa e bibliográfica que se consolidou em uma pesquisa-ação realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Valença, nas disciplinas de Estrutura de dados e Banco de dados onde se pôde inserir os objetivos de aprendizagem durante as aulas e inferir sobre a importância dos mesmos, não apenas como instrumentos que tornam as aulas mais dinâmica, como podem auxiliar o processo de aprendizagem. Os objetos de aprendizagem são importantes como instrumentos que facilitam a concretização dos conteúdos abordados nas aulas puramente expositivas, servindo como âncoras que auxiliam o processo de aprendizagem ao tempo que exige do educador novos olhares diante da prática educativa. Foi possível concluir através deste trabalho que os objetos de aprendizagem podem serem usados como ferramentas para torna as aulas, essencialmente expositivas, mais dinâmica e facilitando a aprendizagem de conteúdos que por vezes são apresentados apenas de modo subjetivo.
Resumo: This work is entitled: from lectures to the use of learning objects: a look at the educational practice in computing teaching, sought to understand how learning objects streamline and assist the educational practice in teaching technical subjects of the degree in computing. As specific objectives: Understand and conceptualize learning objects from the perspective of computer teaching; analyze the educational practice in the teaching-learning process of the technical disciplines of computing; compare traditional classes with classes aided by learning objects. For this, we used qualitative and bibliographic research that was consolidated in an action research conducted at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia Campus Valença, in the disciplines of Data Structure and Database where the learning objectives could be inserted. during classes and infer about their importance, not only as tools that make the classes more dynamic, but can help the learning process. Learning objects are important as instruments that facilitate the concretization of the contents approached in the purely expository classes, serving as anchors that help the learning process at the time that demands from the educator new looks before the educational practice. It was possible to conclude through this work that learning objects can be used as tools to make the lectures, essentially expository, more dynamic and facilitating the learning of contents that sometimes are presented only subjectively.
Palavras-chave: Objeto de aprendizagem
Prática docente
Ensino de computação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ensino Superior/Licenciatura
Citação: BRITO, Davi da Conceição. De aulas expositivas à utilização de objetos de aprendizagem: um olhar sobre a prática educativa no ensino da computação. 2019.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduado em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Valença, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/273
Data do documento: 11-Dez-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAVI DA CONCEIÇÃO TCC.pdfTCC830.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador