Campus Valença Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Discentes surdos, tecnologias assistivas e educação
metadata.dc.creator: Santos, Adriano Miranda dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Márcia Rebeca de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Márcia Rebeca de
metadata.dc.contributor.referee2: Cambruzzi, Eduardo
metadata.dc.contributor.referee3: Argôlo, Patrícia Santana de
metadata.dc.description.resumo: As percepções sobre Educação têm avançado grandemente na contemporaneidade, inclusive quando o assunto é a inclusão das pessoas com deficiências, mais especificamente as surdas e/ou com deficiência auditiva. Percebe-se que na atual sociedade é cada vez maior o número de estudantes nestas condições presentes nas escolas Este novo cenário demanda uma série de reflexões por parte da sociedade sobre a importância de adequação do processo de ensino e aprendizagem para este público, de forma a garantir o cumprimento das políticas públicas para a comunidade surda além da sua inclusão nos mais diversos contextos da sociedade. Diante disto, este trabalho se propôs a responder ao seguinte questionamento: O que tem contribuído para o processo educativo dos discentes surdos no que tange às Tecnologias Assistivas (TAs) na educação? Partindo desse pressuposto, este artigo tem como objetivo geral identificar os avanços no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos e/ou com deficiência auditiva. Assim, o presente trabalho teve como proposta explanar como tem acontecido estes avanços e como as TAs, têm se tornando uma aliada preponderante na intenção de investir em uma forma diferente de ampliar os saberes adquiridos e melhorar o processo pedagógico de ensino e aprendizagem. A abordagem adotada nessa pesquisa foi de cunho qualitativo, por meio de uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo que contextualiza nitidamente a educação inclusiva dos surdos e as potencialidades do uso das TAs e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula. Em seu corpo, fizemos um breve panorama histórico sobre a educação de surdos, mais especificamente no Brasil, passando pela definição de surdez e deficiência auditiva até chegarmos nos conceitos sobre TAs, suas potencialidades e tipos, além das possibilidades pedagógicas que o seu uso pode promover na sala de aula. Após a análise concluiu-se que muitas conquistas foram alcançadas por meio de decretos e leis que garantiram direitos para a comunidade surda. Porém percebeu-se que muita coisa ainda precisa ser melhorada para garantir de forma efetiva estes direitos. Assim, com o bom uso das TAs, um leque de inúmeras possibilidades pode ser implementado, no campo da educação, proporcionando uma maior autonomia e inclusão socioeducacional das pessoas com deficiência e surdas. Palavras-chave: Surdos. Tecnologias Assistivas. Educação.
Resumo: Perceptions about Education have advanced greatly in contemporary times, including when the subject is the inclusion of people with disabilities, more specifically the deaf and/or hearing impaired. It is noticed that in the current society the number of students in these conditions present in schools is increasing. ensure compliance with public policies for the deaf community, in addition to their inclusion in the most diverse contexts of society. In view of this, this work proposed to answer the following question: What has contributed to the educational process of deaf students regarding Assistive Technologies (ATs) in education? Based on this assumption, this article has the general objective of identifying advances in the teaching and learning process of deaf and/or hearing-impaired students. Thus, the present work aimed to explain how these advances have happened and how ATs have become a preponderant ally in the intention of investing in a different way of expanding the acquired knowledge and improving the pedagogical process of teaching and learning. The approach adopted in this research was of a qualitative nature, through a descriptive bibliographic research that clearly contextualizes the inclusive education of the deaf and the potential of the use of ATs and Information and Communication Technologies (ICTs) in the classroom. In its body, we made a brief historical overview of the education of the deaf, more specifically in Brazil, passing through the definition of deafness and hearing impairment until we get to the concepts of ATs, their potential and types, in addition to the pedagogical possibilities that their use can promote. in the classroom. After the analysis, it was concluded that many achievements were achieved through decrees and laws that guaranteed rights for the deaf community. However, it was noticed that much still needs to be improved to effectively guarantee these rights. Thus, with the good use of ATs, a range of countless possibilities can be implemented, in the field of education, providing greater autonomy and socio-educational inclusion of people with disabilities and deaf people. Key words: Deaf. Assistive Technologies. Education.
Palavras-chave: Surdos
Tecnologia assistivas
Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Pós Graduação
Citação: SANTOS, Adriano Miranda dos. Discentes surdos, tecnologias assistivas e educação. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e suas Tecnologias). Instituto Federal da Bahia, Valença, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/269
Data do documento: 29-Jul-2022
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