Campus Valença Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorValadares, Aila Oliveira-
dc.date.accessioned2022-11-01T13:56:11Z-
dc.date.available2022-08-28-
dc.date.available2022-11-01T13:56:11Z-
dc.date.issued2022-06-03-
dc.identifier.citationValadares, Aila Oliveira. A educação Física escolar no ensino remoto emergencial. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e suas Tecnologias ) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Valença, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/268-
dc.description.abstractThis study makes a bibliographic review of the articles available on the CAPES portal from 2020 to January 2022, aiming to understand how basic education teachers worked with Physical Education during emergency remote teaching caused by the COVID-19 pandemic. Searching for the descriptors “Physical Education” and “remote” within the time frame described, 15 articles were selected to compose the analyzed sample. It was possible to identify that predominantly theoretical contents were prioritized, such as health and life quality. Various digital platforms were used to keep in touch with students, such as video conferences and instant messaging apps, however, not all students had access to the internet, which made the availability of printed activities recurrent. It was also noticeable that practical activities were impaired and could not be satisfactorily replaced, which left a gap in their formation. Teachers reported overwork and difficulties in adapting to the molds of remote teaching given the specificities of Physical Education and the lack of training to work with digital technologies. With this, we conclude that for remote teaching to be useful in non-pandemic times, it is necessary to guarantee access to digital technologies for all students, ensure a specific time to carry out face-to-face activities and promote continuous training for teacherspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleA educação física escolar no ensino remoto emergencialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9918386202667535pt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Diego Fernandes Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8568349993015659pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Diego Fernandes Coelho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8568349993015659pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Eliete da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8614544942928662pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Adriana Melo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5362402733373994pt_BR
dc.description.resumoEsse estudo faz uma revisão bibliográfica dos artigos disponibilizados no portal da CAPES de 2020 até janeiro de 2022, buscando compreender como os professores da educação básica trabalharam a Educação Física durante o ensino remoto emergencial causado pela pandemia de COVID-19. Buscando pelos descritores “Educação Física” e “remoto” dentro do recorte temporal descrito, 15 artigos foram selecionador para compor a amostra analisada. Foi possível identificar que foram priorizados os conteúdos predominantemente teóricos, como saúde e qualidade de vida. Foram utilizadas variadas plataformas digitais para manter contato com os estudantes, como videoconferências e aplicativos de mensagens instantâneas, no entanto, nem todos os estudantes tinham acesso à internet o que tornou recorrente a disponibilização de atividades impressas. Também foi perceptível que as atividades práticas foram prejudicadas e não puderam ser satisfatoriamente substituídas, o que deixou uma lacuna formativa. Professores relataram o excesso de trabalho e as dificuldades de adaptação aos moldes do ensino remoto diante das especificidades da Educação Física e da pouca formação para trabalhar com tecnologias digitais. Com isso, concluímos que para que o ensino remoto possa ser proveitoso em tempos não pandêmicos, é necessário garantir o acesso de todos os estudantes às tecnologias digitais, assegurar um tempo específico para realização de atividades presenciais e promover formação continuada aos professorespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós Graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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