Campus Salvador Dissertações
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metadata.dc.type: Dissertação
Título: O papel do preceptor na formação integral do técnico em enfermagem
metadata.dc.creator: Moraes, Rafael Mascarenhas
metadata.dc.contributor.advisor1: Carneiro, Tereza Kelly Gomes
metadata.dc.contributor.referee1: Carneiro, Tereza Kelly Gomes
metadata.dc.contributor.referee2: Rios, Jocelma Almeida
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Rosana Maria de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa surgiu da minha inquietação como profissional da Enfermagem que atua na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), sendo preceptor de estágio de alunos de técnicos em enfermagem, enfrentando desafios para exercer a preceptoria, por ter como formação inicial um bacharelado, carente de um preparo pedagógico para o exercício da docência. Posteriormente, com a realização desse estudo, podemos perceber que esta percepção reproduz-se e apresenta-se refletida na visão dos preceptores entrevistados. O objetivo geral do trabalho foi investigar a formação e atuação dos preceptores de um curso de formação para técnicos em enfermagem, angariando subsídios para elaborar um manual de orientação pedagógica para a prática desses preceptores, a partir das bases conceituais da EPT. O material apresentado foi um manual de orientações pedagógicas para a prática da preceptoria, como produto educacional. A ideia do manual surgiu como uma proposta que visa contribuir para a redução das dificuldades enfrentadas por esses profissionais nos campos de prática, auxiliando-os pedagogicamente e servindo de base de formação para os enfermeiros que desejam ingressar na carreira da preceptoria. É importante ressaltar que foram incorporados os princípios da EPT nas hipóteses e nos objetivos desta pesquisa, com foco no Trabalho com Princípio Educativo. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa onde, dentro do universo de possibilidades de abordagens, utilizamos o caminho do estudo de caso, por nos possibilitar o estudo de um grupo específico, com características próprias dos seus atores, os preceptores. Como recurso metodológico utilizamos a aplicação de questionários para coleta dos dados, seguido da análise dos mesmos para o atendimento dos objetivos geral e específicos. Concluímos com essa pesquisa que, de fato não há formação pedagógica, atualmente, para os profissionais que atuam como preceptores; que a formação pedagógica é relevante para profissionais que atuam como preceptores e que sua ausência impacta no processo de ensino-aprendizagem dos estagiários, confirmando as hipóteses deste estudo.
Resumo: This research results from my concern as a Nursing professional who works in Professional and Technological Education (PTE). It emerges from my perception as an internship preceptor of students of nursing technicians, lacking a pedagogical preparation for the exercise of teaching and facing challenges to exercise preceptorship in initial training as a bachelor. Subsequently, with the accomplishment of this study, we can see that this perception is not exclusively from the author, it is reproduced and presented equally in the view of the other preceptors interviewed.The general objective of the study was, from the conceptual bases of the PTE, to investigate the modeling and performance of the preceptors of a training course for nursing technicians, raising subsidies to prepare a practical manual for pedagogical guidance.The result of this research is a pedagogical guidelines manual for the practice of preceptorship in nursing. This manual aims to reduce difficulties faced by these professionals in the practice fields, assisting them pedagogically and to substantiate a reference for the formation of nurses who wish to enter the preceptor career.It is relevant to emphasize that the principles of PTE were incorporated into our hypotheses and the objectives of this research, especially the work with educational principle. This is a qualitative study where we use the techniques of the case study because it enables us to study a specific group with characteristics of their actors, the preceptors.As a methodological resource we use the application of questionnaires for data collection, analysis of them to meet the general and specific objectives. We conclude with this research that, in fact, there is currently no pedagogical training for professionals who work as preceptors; that pedagogical formation is relevant to professionals who act as preceptors and that their absence impacts the teaching-learning process of interns, confirming the hypotheses of this study.
Palavras-chave: Preceptoria
Educação profissional e tecnológica
Ensino técnico de enfermagem
Preceptorship
Professional and technological education
Technical nursing education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica(ProfEPT)
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: MORAES, Rafael Mascarenhas. O papel do preceptor na formação integral do técnico em enfermagem. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Salvador, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/261
Data do documento: 8-Set-2022
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