Campus Salvador Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A capacitação docente e a internacionalização como estratégias para impulsionar a geração de conhecimentos nas Universidades Estaduais Baianas
metadata.dc.creator: Oliveira, Eneida Soanne Matos Campos de
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Elias Ramos de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Rocha, Washington de J. S. da Franca
metadata.dc.description.resumo: Inovação e conhecimento são importantes aliados na busca do desenvolvimento econômico e social das nações. Ambientes e ecossistemas que alinham a geração de conhecimento científico com a criação de produtos inovadores são relativamente comuns em alguns países de grau de desenvolvimento mais elevado e contribuem para o bem-estar social da população, além de dinamizar a economia local. Entretanto, no Brasil, o desenvolvimento desses ambientes ainda tem se revelado incipiente na maioria das Instituições de Ensino Superior (IES) e, muitas vezes, se encontra restrito às IES com maior desempenho acadêmico e internacionalmente referenciadas. Nesta perspectiva, a qualificação docente emerge como uma relevante estratégia para o desenvolvimento dos programas de pós-graduação, da ciência e tecnologia e da competitividade de produtos e serviços. Deste modo, o presente trabalho visou mapear a capacitação de docentes das quatro universidades estaduais baianas (UEBAs) em doutorado e pós-doutorado no período de 2007 a 2011, e seus efeitos para o desenvolvimento da produção científica e tecnológica no Estado da Bahia de 2012 a 2018. Foram examinados os indicadores de produção científica obtidos na base de currículos Lattes do CNPq referentes a uma amostra de 607 casos, divididos em dois subgrupos: docentes que realizaram sua capacitação em território brasileiro, e outro com os docentes que tiveram experiências internacionais na realização da suas capacitações na integralidade fora do país, ou com períodos de sanduíche nos doutorados ou pós doutorados. A análise de dados compreendeu um recorte global, para as quatro IES, assim como um recorte individualizado e comparativo entre elas e, desenvolveu-se, a partir da tabulação e análise dos dados de forma quantitativa incluindo o cálculo das taxas per capita da produção científica total, assim como da produção estratificada, além de sua representação na dimensão temporal. Os resultados obtidos, enfatizam o papel da capacitação docente como instrumento impulsionador para a inovação e internacionalização das universidades estaduais do Estado da Bahia, e recomendam sua inserção nas políticas internas das UEBAs, visando alavancar a produção científica e tecnológica e contribuir com o desenvolvimento do Estado da Bahia.
Resumo: Innovation and knowledge are important allies in the search for social and economic development of nations. Environments and ecosystems that align the generation of scientific knowledge with the creation of innovative products are relatively common in some developed countries and contribute to social welfare of population, besides stimulating local economy. However, in Brazil, the development of these environments is still incipient in most higher education institutions and, most of the times, is concentrated in those with higher academic performance and international reference. In that scenario, faculty qualification emerges as a relevant strategy for the development of graduation programs, science, technology and competition of products and services. Thus, this work aims at mapping faculty training in the four state universities of Bahia (so-called UEBAS) in doctorate and post-doctorate programs between 2007 and 2011, and its effects on the evolution of scientific and technological production in the state of Bahia from 2012 to 2018. The analysis considered indicators of scientific production obtained from curriculums in CNPq Lattes platform referent to 607 sample cases, divided into two subgroups: faculty with training in Brazil and faculty with full international training or with sandwich grants in Doctorate and Post-Doctorate periods. The analysis of data appreciated a global clipping for the four Universities, and one individualized and comparative clipping among them. It was developed from tabulation and data observation using quantitative methodology, including calculation of per capta rates of total scientific, as well as stratified productions, besides its representation in temporal dimension. The results obtained enhance the role of faculty training as stimulating instrument for innovation and internationalization of state universities of Bahia, and recommend its insertion in the internal policies of UEBAS, aiming at boosting scientific and technologic production and contributing to the development of the state of Bahia.
Palavras-chave: Inovação
Gestão do conhecimento
Internacionalização
Educação superior
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PROFNIT)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/244
Data do documento: 1-Out-2019
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