Repositorio - IFBA Campus Barreiras Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/231
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reestruturando para continuar: proposta de intervenção no edifício do Colégio Estadual de Correntina - BA
metadata.dc.creator: Santos, Frederico Oliveira Brito dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Cavalcanti, Jurema Moreira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Rocha, Aline dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Delânia Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Campos, Cidinei Paulo
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho traz a proposta de uma intervenção arquitetônica e paisagística para o edifício do atual Colégio Estadual de Correntina, antigo Educandário São José, que hoje se encontra deteriorado e com grande chance de demolição. Como o objetivo principal é a reestruturação física do Colégio, foram indicadas intervenções que melhorassem a acessibilidade e o uso dos espaços internos e externos, levando em consideração os elementos arquitetônicos existentes, preservando o que fosse possível de ser preservado. Para a elaboração da proposta foram realizadas visitas ao local, com o objetivo de coletar dados físicos do edifício e da área de intervenção. Além disso foram realizadas entrevistas com moradores da cidade, pesquisa documental e acadêmica que tiveram o objetivo de fornecer informações e dados suficientes para o embasamento da proposta. Através do objeto de estudo a proposta tenta despertar na comunidade da cidade de Correntina, no interior da Bahia, o sentimento de pertencimento e de valorização do patrimônio arquitetônico histórico local, que tem sofrido transformações irrecuperáveis, além de proporcionar a aproximação entre as pessoas e o cotidiano do ambiente edificado, possibilitando que um faça parte da história do outro.
Resumo: The present work brings the proposal of an architectural and landscape intervention for the building of the current Colégio Estadual de Correntina, former Educandário São José, which today is deteriorated and with a big chance of demolition. As the main objective is the physical restructuring of the School, interventions were indicated to improve the accessibility and use of internal and external spaces, taking into account the existing architectural elements, preserving what was possible to be preserved. For the elaboration of the proposal, site visits were carried out, with the objective of collecting physical data from the building and the intervention area. In addition, interviews were conducted with residents of the town, documentary and academic research aimed at providing sufficient information and data to support the proposal. Through the object of study, the proposal tries to awaken in the Correntina town community, in the countryside of Bahia, the feeling of belonging and appreciation of the local historical architectural heritage, that has undergone irretrievable transformations, in addition to providing the approximation between people and everyday life of the built environment, allowing one to be part of the history of the other.
Palavras-chave: Projeto arquitetônico
Conservação e restauração
Arquitetura escolar
Patrimônio histórico
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ensino Superior/Bacharelado
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/231
Data do documento: 9-Mar-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ Frederico Santos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso58.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.