Campus Valença Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/230
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Fabiana Santos dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2022-09-26T11:52:37Z-
dc.date.available2022-09-06-
dc.date.available2022-09-26T11:52:37Z-
dc.date.issued2022-07-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/230-
dc.description.abstractThe work intends to bring reflections about the curricula of the Licentiate in Mathematics course in which the black theme is part of the process of teacher training. We will make a brief exposition of the Pedagogical Course Project, as well as bring the protagonism of social movements and individuals who fought in the field of culture, education and politics in search of a teaching that contemplated the Afro-descendant trajectory in Brazil. The research aims to present the law 10.639/03 and analyze the teaching of ethnic-racial relations in the PPC of the degree in mathematics, proposing to bring reflections from the menus of the disciplines and the construction of a curriculum aimed at teaching of race relations. Finally, indications of pedagogical approaches aimed at racial education are presentedpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação - relações raciaispt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.titleO que se ensina para uma educação antirracista? Resultados do estudo sobre educação para relações raciais, em um curso de licenciatura em matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4361423428217977pt_BR
dc.contributor.advisor1Conceição, Lúcio André Andrade dapt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3889-9587pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5507477924346249pt_BR
dc.contributor.referee1Conceição, Lúcio André Andrade dapt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3889-9587pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5507477924346249pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Diogo Meurer de Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6863749871487154pt_BR
dc.contributor.referee3Lino, Marcelo de Araújopt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8103958441201734pt_BR
dc.description.resumoO trabalho intenta trazer reflexões acerca dos currículos de curso da Licenciatura em Matemática em que a temática negra faz parte do processo de formação docente. Faremos uma breve exposição do Projeto Pedagógico de Curso, bem como trazer o protagonismo dos movimentos sociais e de indivíduos que lutaram no campo da cultura, da educação e da política em busca de um ensino que contemplasse a trajetória afrodescendente no brasil. A pesquisa tem-se por objetivo apresentar a lei 10.639/03 e analisar o ensino das relações étnico-raciais no PPC do curso de licenciatura em matemática, propondo trazer reflexões a partir das ementas das disciplinas e a construção de um currículo voltado para o ensino das relações raciais. Por fim, apresentam-se indicações de abordagens pedagógicas voltadas para o ensino racial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ensino Superior/Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.relation.references.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Fabiana Santos dos Santos.pdfTCC1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador