Campus Salvador Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, André Luis Lemos-
dc.date.accessioned2022-09-20T14:22:46Z-
dc.date.available2019-12-20-
dc.date.available2022-09-20T14:22:46Z-
dc.date.issued2019-10-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/226-
dc.description.abstractThis report presents the results of the case study, carried out at a telecommunications service company in the State of Bahia, more specifically at an equipment maintenance unit, with the objective of evaluating the current model of municipal services in a given geographical area and, from the analysis of the current operational model data, proposing a new model to be developed by applying optimization methods, focusing on reducing the total mileage of the displacements to be traveled by field technicians and, consequently, reducing the time travel and generating opportunities to improve team productivity. In this sense, the report describes the data collected on the currently operating model used by the company, from January to June/2018, highlighting the total estimated mileage traveled by the teams of each technical segment. The optimization technique used in the data treatment was the Linear Programming, using the LINDO software, and the results obtained with the optimized model point to a reduction of the total mileage traveled in the range between 42 to 48% (something around 239 thousand kilometer for a period of 6 months), depending on the technical segment of the team. The expected productivity gains with the optimized model project an increase from 5 to 20% (something around 3 technicians for a period of 6 months), also depending on the technical segment of the team. In addition to these gains, the results also indicate opportunities for improved service times for teams in the optimized model, resulting from the increase in the percentage of services with estimated displacements of less than 150 km. Therefore, the proposal of the optimized model of service distribution of the municipalities of the geographic region, object of the study, presents ample possibilities for implementation feasibility, especially regarding the results of reduction of the displacement distances and productivity gains of the technical teams.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESPpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPesquisa operacionalpt_BR
dc.subjectProgramação linearpt_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.subjectProdutividadept_BR
dc.subjectLINDOpt_BR
dc.titleModelo para distribuição de equipes técnicas de uma empresa prestadora de serviços de telecomunicaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.ID5855937317423970pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5855937317423970pt_BR
dc.contributor.advisor1Teles, Eduardo Oliveira-
dc.contributor.advisor1ID5798531109640536pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5798531109640536pt_BR
dc.description.resumoEste relatório apresenta os resultados do estudo de caso, realizado numa empresa de prestação de serviços de telecomunicações do Estado da Bahia, mais especificamente numa unidade de manutenção de equipamentos, com o objetivo de avaliar o modelo atual dos atendimentos dos municípios numa determinada área geográfica e, a partir da análise dos dados do modelo operacional vigente, propor um novo modelo a ser desenvolvido, através da aplicação de métodos de otimização, com foco na redução da quilometragem total dos deslocamentos percorridos e, consequentemente, diminuição do tempo gasto nas viagens, e geração de oportunidades de aumento da produtividade dos técnicos de campo. Neste sentido, o relatório descreve quais foram os dados coletados sobre o modelo operacional atualmente utilizado pela empresa, referentes ao período de janeiro a junho/2018, com destaque para o total da quilometragem estimada percorrida pelas equipes de cada segmento técnico. A técnica de otimização utilizada no tratamento dos dados foi a Programação Linear, através do uso do software LINDO, e os resultados obtidos com o modelo otimizado apontam para uma redução do total da quilometragem percorrida na faixa entre 42 a 49% (algo em torno de 239 mil km para um período de 6 meses), a depender do segmento técnico da equipe. Os ganhos de produtividade previstos com o modelo otimizado projetam um aumento de 5 a 20% (algo em torno de 3 técnicos para um período de 6 meses), também a depender do segmento técnico da equipe. Além desses ganhos, os resultados também indicam oportunidades de melhoria nos prazos de atendimentos das equipes no modelo otimizado, decorrentes do aumento do percentual de atendimentos com deslocamentos estimados inferiores a 150 km. Portanto, a proposta do modelo otimizado de distribuição dos atendimentos dos municípios da região geográfica, objeto do estudo, apresenta amplas possibilidades de viabilidade de implementação, especialmente no tocante aos resultados de redução das distâncias dos deslocamentos e ganhos de produtividade das equipes técnicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPrograma de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PROFNIT)pt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
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