Campus Seabra Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/219
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Lucas Santospt_BR
dc.date.accessioned2022-09-09T20:09:07Z-
dc.date.available2022-09-09-
dc.date.available2022-09-09T20:09:07Z-
dc.date.issued2021-10-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/219-
dc.description.abstractThis TCC aimed to analyze the creation of a technological tool to support students with dyslexia in the learning process, enabling accessibility during moments of individual study. The initiative for the creation of the assistive tool was through the perception of the absence of the use of technology for these students within the institution. It was sought then, the benefit that technology has brought to the present time, such as agility and ease within the educational area. Through the experience in monitoring students with students with dyslexia, it was observed the need to take advantage of technological resources to enable the development of skills for these students. As a result, the tool was used efficiently in monitoring moments for students with dyslexia, providing activation in the brain regions for reading, speaking, memorization and understanding of the contents covered by the teachers. The result of the use of the assistive tool positively demonstrates the need for continued use and improvement of this type of technology in the development process for future times to be able to meet the demands of students with SEN.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem - Aplicativo - Ensino - Dislexia -Tecnologia assistivapt_BR
dc.titleCaminhos de aprendizagem de alunos disléxicos com o uso do aplicativo mobile MoniTECHpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Felipe Ribeiro de Farias Mendes dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9598742778690139pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carigé Júnior, Rui Santospt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9841225286230930pt_BR
dc.contributor.referee1Cruz, Luanna Azevedopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4940908640876788pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Maria Luiza Tapiocapt_BR
dc.description.resumoO presente TCC, teve como objetivo analisar a criação de ferramenta tecnológica visando apoiar alunos com dislexia no processo de aprendizagem, viabilizando acessibilidade durante os momentos de estudo individual. A iniciativa da criação da ferramenta assistiva foi através da percepção da ausência do uso da tecnologia para esses alunos dentro da instituição. Buscou-se então, o benefício que a tecnologia tem trazido para o momento atual, como agilidade e facilidade dentro da área educacional. Por meio da experiência na monitoria discente com aluno com dislexia, observou-se a necessidade de aproveitar os recursos tecnológicos para possibilitar o desenvolvimento de habilidades para esses alunos. Como resultado, foi utilizada de forma eficiente a ferramenta nos momentos de monitoria para o aluno com dislexia, proporcionando ativação nas regiões do cérebro destinadas à leitura,a fala, memorização e compreensão dos conteúdos abordados pelos professores. O resultado do uso da ferramenta assistiva demonstra positivamente a necessidade da continuidade do uso e aprimoramento desse tipo de tecnologia no processo de desenvolvimento para momentos futuros para conseguir atender as demandas de alunos com NEE.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ensino Técnicopt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Lucas_Santos Oliveira.pdfDissertação2.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador