Campus Seabra Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/213
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAtenodorio, Carlos Augusto Araújo Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-09-09T18:38:24Z-
dc.date.available2022-09-09-
dc.date.available2022-09-09T18:38:24Z-
dc.date.issued2021-03-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/213-
dc.description.abstractIn 2017, the Federal Institute of Bahia started the implementation of a computerized system capable of integrating various administrative and academic processes and information. This system allows the operationalization of important activities. However, there is a lack of information that includes a broader and closer view of the difficulties and potential of the student body. The Class Council, for example, can be a collegiate body able to see the student more broadly, considering aspects that are often not portrayed in the day-to-day of the school. It becomes necessary, then, to enhance alternatives that go beyond the teachers’ notebooks, optimizing the functionalities performed on the board through an automated system and leaving the executions made on paper. The objective of this work is to present a software project that contributes to the academic monitoring of students at the Federal Institute of Bahia - Campus Seabra under a biopsychosocial perspective, in addition to the common records of students’ grades and absences. For this, we chose to conduct interviews in order to identify what needs sectors and civil servants in the academic area have in carrying out their work activities. Then, we use other techniques of Software Engineering to assist in the discernment of the construction project of a tool that is capable to share resources and promote greater efficiency in carrying out internal activities. The proposed implementation of the tool, FAPA, becomes indispensable, since it proved to be able to share information between sectors and academic processes, also enabling gains in efficiency in the migration of processes to the software proposal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConselho de classe; Engenharia de software; Banco de dados.pt_BR
dc.titleFAPA - Ferramenta auxiliar de processos acadêmicospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carigé Júnior, Rui Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9841225286230930pt_BR
dc.contributor.referee1Galvão, Juliana Vieira-
dc.contributor.referee2Albuquerque, Monck Charles Nunes dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0306226371691505pt_BR
dc.description.resumoEm 2017, o Instituto Federal da Bahia iniciou a implantação de um sistema informatizado capaz de integrar diversos processos e informações de cunho administrativo e acadêmico. Este sistema permite a operacionalização de importantes atividades. No entanto, percebe-se a carência de informações que contemplem uma visão mais ampla e próxima das dificuldades e potencialidades do corpo estudantil. O Conselho de Classe, por exemplo, pode ser um órgão colegiado capaz de enxergar o estudante de forma mais ampla, considerando aspectos muitas vezes não retratados no dia a dia da escola. Torna-se necessário, então, potencializar alternativas que extrapolem as cadernetas dos professores, otimizando as funcionalidades executadas no conselho por meio de um sistema automatizado e saindo das execuções feitas no papel. O objetivo deste trabalho é apresentar um projeto de software que contribua com o acompanhamento acadêmico de discentes do Instituto Federal da Bahia - Campus Seabra sob uma perspectiva biopsicossocial, para além dos comuns registros de notas e faltas dos estudantes. Para isto, optamos por realizar entrevistas a fim de identificar quais necessidades setores e servidores da área acadêmica possuem na realização de suas atividades laborais. Em seguida, utilizamos outras técnicas de Engenharia de Software para auxiliar no discernimento do projeto de construção de uma ferramenta que seja capaz de compartilhar recursos e promover maior eficiência na realização de atividades internas. A proposta de implementação da ferramenta, FAPA, torna-se indispensável, uma vez que mostrou-se capaz de compartilhar informações entre setores e processos acadêmicos, possibilitando, também, ganho de eficiência na migração dos processos para a proposta do software.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ensino Técnicopt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Carlos_Augusto_Araujo_Silva_Atenodorio.pdfDissertação4.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador