Campus Seabra Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/211
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Fagner Braga dept_BR
dc.creatorSouza, Moisés Isaac Pinto dept_BR
dc.date.accessioned2022-09-09T17:33:58Z-
dc.date.available2022-09-09-
dc.date.available2022-09-09T17:33:58Z-
dc.date.issued2021-06-23-
dc.identifier.citationSOUZA, Fagner Braga De Souza Moisés Isaac Pinto de. A inserção das TDICS em um contexto escolar rural: uma análise da escola Margaria Souza. Artigo Cientifico. (Técnico em Informática) Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia. Seabra, BA. 2020. f. 47.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/211-
dc.description.abstractTechnology has evolved impressively throughout human history. We are currently experiencing a process of technological revolution that directly and indirectly interferes with our way of living and interacting with other people in our daily lives. In this way, the Digital Technologies of Information and Communication (TDICs) become essential mechanisms not only to make communication more efficient, but also to facilitate access to knowledge in a democratic way and to serve us as useful tools for educational practice. However, not everyone has access to these technologies. Hence, a reflection is made on the trajectory of education offered to the rural population, which in most cases is marked by delay, insignificance and poorly structured schools. It is for this reason that this work aims to analyze the use of TDICs in a rural school in the city of Seabra-BA. Thus, Margarida Souza municipal elementary school was taken as the object of study, which is located in the village of Bebedouro, a few kilometers from the municipal district. The result achieved here is the result of a long process of bibliographic research, direct follow-up with the school involved in rural education, visits, application of questionnaires and their analysis. In this sense, it was found throughout the research on rural education that older teachers (in this case with more than 25 years of teaching) experience more difficulties in using ICT and that students from locations furthest away from the school suffer not only with the inherent difficulties of new technologies, but with the learning process as a whole.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipFINEPpt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESPpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.relationSimpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTDICs. Escola rural. Ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.titleA inserção das TDICs em um contexto escolar rural: uma análise da Escola Margaria Souzapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Albuquerque, Monck Charles Nunespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0306226371691505pt_BR
dc.contributor.referee1Militão, Maria de Lurdespt_BR
dc.contributor.referee2Carigé Junior, Rui Santospt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9841225286230930pt_BR
dc.description.resumoA Tecnologia tem evoluído de forma impressionante ao longo da história da humanidade. Atualmente vivemos um processo de revolução tecnológica que interfere de forma direta e indireta em nosso modo de viver e interagir com as outras pessoas em nosso dia-adia. Desse modo, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) se tornam mecanismos essenciais não somente para darmos mais eficiência à comunicação, mas também, para facilitar o acesso ao conhecimento de forma democrática e para nos servir como ferramentas úteis à prática educacional. Porém, nem todos têm acesso a essas tecnologias. Daí, faz-se uma reflexão sobre a trajetória da educação oferecida à população rural, que na maioria dos casos é marcada por atraso, insignificância e escolas mal estruturadas. É por este motivo, que este trabalho vem com o objetivo de analisar o uso das TDICs em uma escola Rural do município de Seabra-BA. Sendo assim, foi tomado como objeto de estudo a escola municipal de 1º grau Margarida Souza, que está localizada no povoado de Bebedouro, a poucos quilômetros da sede do município. Como resultado aqui alcançado é fruto de um longo processo de pesquisa bibliográfica, acompanhamento direto com a escola envolvida na educação rural, visitas, aplicação de questionários e análise dos mesmos. Neste sentido, verificou-se ao longo da pesquisa sobre a educação rural, que os professores mais velhos (neste caso com mais de 25 anos de magistério) sentem mais dificuldades em utilizar as TIC e que os alunos das localidades mais afastadas da escola, sofrem não só com as dificuldades inerentes às novas tecnologias, mas com o processo de aprendizado como um todo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ensino Técnicopt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Fagner Braga de Souza e Moisés Isaac de Souza.pdfDissertação708.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador