Campus Seabra Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/206
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Lisa Vieira Vaz-
dc.date.accessioned2022-09-09T16:23:53Z-
dc.date.available2022-09-09-
dc.date.available2022-09-09T16:23:53Z-
dc.date.issued2022-09-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Lisa Vieira Vaz. Softwares livres como ferramenta na escola: estudo de caso do uso do Geogebra para o ensino de função afim. Monografia. (Técnico em Informática) Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia. Seabra, BA. 2020. f. 67.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/206-
dc.description.abstractThe New Digital Technologies of Information and Communication (NTDICs) has brought transformations in various areas of society since its emergence. In the educational aspect, it is no different. This Course Conclusion Work aims to understand the challenges of teaching mathematics in Brazilian schools, bringing as a possibility of improvement the insertion of New Digital Technologies of Information and Communication and mainly free software such as GeoGebra in the context of learning mathematics. The study of materials already published on the subject made it possible to analyze an applied research with the first year students of the IFBA Campus Seabra and with the math teachers of the city. Which was built through a Directed Study and questionnaires, in which it was possible to analyze whether GeoGebra can influence the learning of the affine function for the interviewed students, if teachers in the region have used the New Digital Technologies of Information and Communication in their favor during school activities and they are still believed in this use as a way of improving mathematics education. The results presented were positive, although several improvements are needed to effectively consider the use of GeoGebra as a school tool in educational institutions in the city of Seabra-BA.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.relationSimpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNTDICs; Softwares livres; GeoGebra; Matemática; Educação.pt_BR
dc.titleSoftwares livres como ferramenta na escola: estudo de caso do uso do Geogebra para o ensino de função afimpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Isaías Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7864043288416919pt_BR
dc.contributor.referee1Cruz, Luanna Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4940908640876788pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Mateus Souza de-
dc.description.resumoAs Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (NTDICs) vem trazendo transformações em vários âmbitos da sociedade desde seu surgimento. No quesito educacional não é diferente. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo compreender os desafios do ensino de matemática nas escolas brasileiras, trazendo como possibilidade de melhoria a inserção das Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e principalmente softwares livres como o GeoGebra no contexto do aprendizado de matemática. O estudo de materiais já publicados sobre o assunto possibilitou analisar uma pesquisa aplicada com os alunos de primeiro ano do IFBA Campus Seabra e com os professores de matemática da cidade. A qual foi construída através de um Estudo Dirigido e questionários, em que foi possível analisar se o GeoGebra pode influenciar na aprendizagem da função afim para os alunos entrevistados, se os docentes da região têm usado as Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação a seu favor durante as atividades letivas e ainda se estes acreditam nessa utilização como forma de melhoria da educação matemática. Os resultados apresentados foram positivos, ainda que seja preciso várias melhorias a serem feitas para considerar efetivamente benéfica a utilização do GeoGebra como ferramenta escolar nas instituições de ensino da cidade de Seabra-BApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ensino Técnicopt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Liza Vieira Vaz Santos.pdfDissertação1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador