Repositorio - IFBA Campus Salvador Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/170
metadata.dc.type: Dissertação
Título: Abordagem da educação ambiental no curso técnico de Administração em Centro de Educação Profissional do Estado da Bahia
metadata.dc.creator: Queiroz, Tatiane Fróes
metadata.dc.contributor.advisor1: Bertolde, Fabiana Zanelato
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Francisco Vanderlei Ferreira da
metadata.dc.contributor.referee2: Cordeiro, Cláudia Mendes
metadata.dc.description.resumo: A Educação Ambiental (EA) é indicada como um componente essencial e permanente em todos os ambitos da educação. Na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) sua abordagem deve ser de forma transversal e interdisciplinar. O objetivo do estudo foi analisar como se dá a prática da EA na Educação Profissional e T ecnológica (EPT) no curso de administração ofertado em uma unidade na rede estadual da Bahia. Para alcançar os objetivos propostos neste estudo o percurso metodológico adotado foi à realização de análises documentais para obtenção dos dados secundários e aplicação de questionários para os dados primários típicos de pesquisa quali-quantitativa. Como produto educacional foi organizado e executado o Curso de Extensão: Educação ambiental enquanto tema transversal na Educação Profissional e Tecnológica. Sua aplicação ocorreu diretamente à classe docente. Este curso tem relevância no sentido de fomentar práticas educativas, relacionando a EA na formação profissional.
Resumo: Environmental Education (EA) is indicated as an essential and permanent component in all areas of education. In Professional and Technological Education (EFA), your approach must be transversal and interdisciplinary. The aim of the study was to analyze how the practice of AE in professional and technological education (EPT) occurs in the administration course offered at a unit in the state network of Bahia. To achieve the objectives proposed in this study, the methodological path adopted was to carry out documentary analyzes to obtain primary data and to apply questionnaires for typical secondary data of qualitative and quantitative research. The dialectical historical materialism approach method. As an educational product, an Extension Course was organized and executed: Environmental education as a transversal theme in Professional and Technological Education. Its application occurred directly to the teaching class and is relevant in the sense of promoting educational practices, relatin g AE in professional.
Palavras-chave: Educação profissional
Educação ambiental
Tema transversal
Produto educacional
Professional education
Environmental education
Transversal theme
Educational product
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica(ProfEPT)
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: QUEIROZ, Tatiane Fróes. Abordagem da educação ambiental no curso técnico de Administração em Centro de Educação Profissional do Estado da Bahia. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/170
Data do documento: 28-Fev-2020
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Tatiane Fróes Queiroz IFBA.pdfTatiane Queiroz5.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto Educacional Tatiane Fróes Queiroz.pdfProduto Educacional1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons