EDIFBA Livros da Editora
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metadata.dc.type: Livro
Título: Tecnologias, Informação, Saúde e Educação
metadata.dc.creator: Reis, Caroline Dias Paim de Souza (Org)
Santana, Eneida (Org)
Carneiro, Tereza Kelly Gomes (Org)
metadata.dc.description.resumo: Este livro, na forma de coletânea, e a quarta edição da Série Ticase em Debate, uma publicação do Grupo de Pesquisa Tecnologias Aplicadas a Educação e Saúde (Ticase) que visa disseminar as pesquisas que estão sendo realizadas por seus pesquisadores em coautoria com pesquisadores externos ao Grupo. Nesta nova obra buscamos ampliar o foco da publicação, incluindo produções que não se restringem a saúde e a educação. A nossa primeira produção foi destinada exclusivamente a artigos da área de saúde; a segunda voltou-se especialmente a temática da educação profissional e a terceira a artigos que relacionavam tecnologias aplicadas a saúde e a educação. Agora avançamos e incluímos a temática informação. Visando colaborar com uma leitura fluida, organizamos o livro em três partes: a primeira parte apresenta três artigos que se voltam a temática Tecnologias e Educação; a segunda parte apresenta um artigo que articula Tecnologia e Saúde; e a terceira parte, com três artigos, que discute a temática Tecnologias e Informação. A primeira parte intitulada Tecnologia e Educação e iniciada com o texto “Rede de afinidade para analise do desenvolvimento educacional de aprendizagem”. Este relata uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento que apresenta um modelo para o estudo dos índices de desenvolvimento educacional das escolas publicas das capitais do nordeste brasileiro com o intuito de apoiar a tomada de decisão de gestores educacionais quanto ao processo colaborativo entre as unidades educacionais (UE). O uso de smartphones como instrumento de apoio didático para o ensino tem sido muito disseminado e o artigo “Uso de smartphones como ferramenta tecnológica para o aprendizado em algoritmos de programação” discute como esse recurso pode ser utilizado para o ensino de logica de programação, um dos conteúdos mais desafiadores para os professores que atuam nesta área. A continuidade da parte que discute Tecnologia e Educação e dada pelo artigo “Influencia do conhecimento em programação na educação básica na escolha do curso superior” que investigou se jovens com conhecimento prévio em computação tendem a permanecer na área para cursos de graduação. Na segunda parte Tecnologia e Saúde, o artigo “Utilização do MATLAB como ferramenta para analise de distancia mesiodistal” apresenta uma ferramenta que pode colaborar em processos de identificação biométrica, sendo capaz de avaliar e identificar anomalia de posição e a distancia mesiodistal dos dentes caninos superiores. Trata-se de um procedimento simples que poderá ser operacionalizado por profissionais da área da saúde, da informática e da área forense em processos de identificação individual. A terceira parte do livro Tecnologias e Informação e composta por três artigos. O primeiro e intitulado “Ativos estratégicos para a inovação e a cooperação entre corporações e startups em programas de inovação aberta” apresenta uma revisão sistemática da literatura, revelando uma taxonomia das principais ferramentas adotadas por corporações para promover a cooperação com startups em programas de inovação aberta. Com o uso de logica difusa para determinação das funções de pertinência por meio do pacote fuzzy do MATLAB em um sistema com 25 regras de inferência, o artigo “Utilização da logica difusa na determinação da distancia de frenagem de um veiculo automotor” apresenta contribuições para auxiliar na construção de um veiculo autônomo ao propor um método de efetuar a modelagem da distancia de frenagem de um veiculo automotor. Encerramos o livro com o capitulo “A termográfica como ferramenta de manutenção de equipamentos de alta tensão associada a RNA E RA – uma revisão da literatura”. Por meio deste texto, os autores, através da associação da termográfica a rede neural artificial (RNA) e a realidade aumentada (RA), indicam que o uso de realidade aumentada no segmento industrial de manutenção ainda esta muito distante da potencialidade da ferramenta. A diversidade e abrangência dos artigos que compõem essa obra possibilita-lhe abranger diferentes públicos leitores, de diversas áreas de atuação, em diferentes níveis de atuação (do ensino médio aos cursos de pós-graduação) e com vários âmbitos de utilização (pesquisas, ensino, atividades profissionais, entre outras). Mantendo a tradição que instituímos desde a primeira edição da Serie, o livro conta com a participação de profissionais de diversas instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento, garantindo a premissa do Grupo de Pesquisa Ticase em possibilitar a colaboração multi-institucional como objetivo de ampliar a disseminação das suas iniciativas e em prol de fomentar uma comunicação cientifica democrática e pluridimensional. Caroline Dias Paim de Souza Reis Eneida Santana Tereza
Resumo: .
Palavras-chave: Educação (Tecnologias)
Saúde(Tecnologias)
Tecnologias (Sociedade)
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
Citação: REIS, C. D. P de S.; SANTANA, E.; CARNEIRO, T. K. G. (Org.). Tecnologias, Informação, Saúde e Educação. Salvador: EDIFBA, 2020. 164 p.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/144
Data do documento: 1-Dez-2020
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